José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Como evitar a obesidade infantil

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como evitar a obesidade infantil

Como evitar a obesidade infantil

A obesidade é comum na infância devido ao hábito alimentar inadequado. Manter os filhos dentro de casa para ficarem longe dos perigos da rua só faz com que eles fiquem em frente à TV, computador ou vídeo-game comendo sem parar sem praticar nenhuma atividade física. Isso faz com que se ganhe peso, aumenta a taxa do colesterol ruim (LDL) e assim se tornem obesos.
É um problema que prejudica muito a saúde das crianças e pode perdurar até a fase adulta. Aumenta a probabilidade de desenvolver doenças crônicas (exemplos: diabetes, dislipidemias, hipertensão), doenças cardiovasculares (exemplos: infarto ou AVC) e problemas ortopédicos.
Para prevenir ou tratar a obesidade vários pontos devem ser observados. Em primeiro lugar deve-se seguir um cardápio alimentar balanceado associado à prática de atividades físicas. Mas para isso a criança necessita do apoio familiar. Não adianta orientar se os próprios pais não fazem o que ensinam. A paciência e o estímulo são essenciais para que a criança se acostume com os novos hábitos.
Dicas para evitar a obesidade infantil:
- Manter uma gestação saudável e amamentar;
Como evitar a obesidade infantil. 1- Consumir frutas, legumes e verduras, carnes magras e cereais integrais (dica: faça um prato colorido para que a criança se interesse em comê-lo);
- Fazer as refeições no mesmo horário e sentado na mesa;
- Moderar na quantidade de alimentos e mastigá-los;
- Praticar atividades físicas;
- Evitar refrigerantes e bolachas recheadas;
- Tomar suco natural.
A amamentação diminui os riscos de a criança ser obesa. A partir do 6º mês deve-se tomar cuidado com relação à alimentação. É o momento ideal para acostumá-la a comer alimentos saudáveis. Mas estes sempre devem ser consumidos com moderação para evitar o excesso com qualquer guloseima que nenhuma criança fica sem comer.
Qualquer dúvida deve ser esclarecida por um nutricionista. Levar a criança para fazer uma avaliação é a maneira certa de prevenir ou tratar a obesidade infantil para que não perdure até a idade adulta.

FONTE:http://dominador.net/como-evitar-a-obesidade-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário