José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dieta severa de 2 dias em cada 7, a melhor opção

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dieta severa de 2 dias em cada 7, a melhor opção

Voluntárias perderam 4 kg num mês, o dobro das que ‘fecharam a boca’ a semana toda



POR GISLANDIA GOVERNO


Rio - Esqueça a história de que, para emagrecer, é preciso passar sufoco, privando-se de tudo o que gosta, e ficar só à base de alface e água. Pesquisadores britânicos constataram, através de estudo com 88 mulheres, que dieta severa de apenas dois dias na semana é mais eficaz que restrição alimentar prolongada por todo período.
Como eles já sabiam que a obesidade é um dos fatores que contribuem para o câncer de mama, o objetivo da pesquisa era testar o efeito das dietas na redução do peso das mulheres. As participantes, todas acima do peso, e com histórico do câncer na família, foram divididas em três grupos e acompanhadas durante quatro meses.


No primeiro, elas ingeriram 1.500 calorias por dia, por sete dias — base da maioria das dietas passadas para quem quer perder peso e que deve incluir os sábados e domingos. As do segundo grupo podiam comer normalmente, desde que não ultrapassassem o limite de 650 calorias durante apenas dois dias, e cortassem os carboidratos (pães, massas, batata) nesse período. Já o terceiro grupo cortou carboidratos nos dois dias, e não teve tanta restrição de calorias. O resultado foi surpreendente: as mulheres dos grupos que fizeram dieta por dois dias perderam 4 kg em um mês. E as que fizeram dieta a semana toda, perderam 2 kg em um mês.

Para a coordenadora do estudo, Michelle Harvie, do Hospital de South Manchester, é que “fazer dieta todos os dias é difícil, e a pessoa acaba não respeitando o limite de calorias”. Ela diz que dieta de dois dias serve para qualquer pessoa.
Inteligência sempre à mesa
Para o endocrinologista Tércio Rocha, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, dieta não é sacrifício, mas inteligência. “É preciso tratar a compulsão e só depois pensar na dieta. Tem que identificar os alimentos que causam a compulsão e evitá-los. Os campeões são carboidratos e lácteos (leite e derivados)”, diz, lembrando que é preciso manter 30 minutos de exercícios diariamente.

“O segredo é ter alimentação equilibrada, com distribuição de nutrientes no prato (1 porção de carboidratos, 1 de proteínas e 1 de gorduras saudáveis)”, completa a nutróloga Mônica Dalmácio, co-autora do livro ‘Alimentos e Sua Ação Terapêutica’ (Ed. Atheneu).
FOTO: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/html/2011/12/dieta_severa_de_2_dias_em_cada_7_a_melhor_opcao_211609.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário