José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Educação Física levada a sério

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Educação Física levada a sério

Com o objetivo de contribuir para o pleno desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança, exercícios físicos devem ser praticados desde cedo. É levando isso em consideração que as aulas de Educação Física exercem um papel importante e precisam ser levadas a sério dentro do ambinete escolar.

“A Educação Física nas escolas não deve ser vista como um momento de lazer, mas como uma disciplina curricular e que como todas as outras atividades deve ser estudada e compreendida”, explica o professor de Eduação Física, Victor Hugo da Silva.

Segundo ele, a disciplina quando trabalhada de forma lúdica surge como um importante instrumento de combate ao sedentarismo infantil.
Divulgação

Jogo de futebol é uma opção a ser explorada nas atividades diárias
“Estamos presenciando uma geração na qual a tecnologia está em tudo. Neste contexto, computadores, video-games e televisão, por exemplo, fazem com que a atividade física não seja incluída na rotina das crianças adequadamente, trazendo dentre as consequências a obesidade. É também por isso que a Educação Física ganha ainda mais importância nas escolas”, diz.

Além de ajudar na prevenção do sedentarismo e da obesidade, a Educação Física auxilia na socialização das crianças por meio de brincadeiras e atividades organizadas em grupo e contribui para o aumento da autoestima.

Individualidades

Não existe uma fómula exata capaz de definir como a Educação Física deve ser aplicada nas escolas. Contudo, para alcançar os resultados esperados, a dica é respeitar as idades e limitaçãos de cada criança, potencializando os aspectos positivos e corrigindo as dificuldades.

“Outro conselho é deixar de lado a monotonia inovando nas aulas. Criatitividade é a palavra certa. Para não deixar as aulas caírem na rotina, o professor precisa ser criativo e também saber usar a criatividade dos alunos a favor dele”, sugere Silva.
FONTE: http://www.odiario.com/saude/noticia/522108/educacao-fisica-levada-a-serio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário