José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dormir pouco pode engordar

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Dormir pouco pode engordar

Quem dorme pouco tem mais chance de ter obesidade, dizem especialistas. Confira dicas para dormir bem Micheli Nunes
micheli.nunes@diariosp.com.br
Dormir cerca de 6 a 9 horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas, sobretudo, metabólica. Especialistas alertam: quem dorme pouco corre mais risco de ficar obeso. “Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menor quantidade de leptina, hormônio que controla a sensação de saciedade. Assim, elas apresentam maior necessidade de ingerir carboidratos, o que pode evoluir para a obesidade”, explica Mohamad Barakat, médico especialista em metabologia e nutrologia.
Barakat conta também que, durante o sono, ocorrem processos que, se alterados, afetam o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo, culminando no aumento de peso. “Os primeiros sinais da privação do sono são a falta de concentração e a memória ruim. Depois, o organismo começa a aumentar as reservas de gordura e a queimar músculos. Por fim, a privação do sono pode levar à obesidade e à diabetes”, explica o médico.
Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 52% dos homens e 44% das mulheres brasileiras têm sobrepeso e cerca de 15% da população está obesa. Já a insônia atinge cerca de 50% da população, diz o neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono. “Se a pessoa está há mais de 20 dias com dificuldades para dormir ou se sentindo cansada durante o dia, deve procurar um médico para fazer a polissonografia, exame em que o sono do paciente é monitorado. Assim, é possível analisar o caso e chegar a um tratamento ideal”, completa.
De acordo com Barakat, conseguir dormir não significa necessariamente dormir bem. Ele ressalta que muitas pessoas pensam que dormem bem porque pegam no sono rapidamente e não acordam durante a noite. “Mas se a pessoa não tem sonhos ou acorda de manhã cansada, isso significa que a qualidade do sono dela é ruim e que provavelmente não alcançou o sono profundo. Então, é preciso procurar o médico.”
Yonekura aponta outros problemas causados pela insônia. “Ficar sem dormir pode levar à depressão e aumenta os riscos de infarte e AVC. Também facilita a aparição de infecções.”
Dicas para dormir melhor
Relaxe e tente se esquecer do dia a diaNão vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro, tome um banho morno e procure relaxar, sem pensar nas obrigações do dia seguinte.

Nada de eletrônicos antes de dormirA luz do computador e da TV atrasam a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir. Tente desligá-los uma hora antes.
Exercícios sempre na hora certaAtividades físicas devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir. Caso contrário, o corpo ainda estará agitado. Na cama, só vale o sexo – que, aliás, é ótima para relaxar.
 
Evite café e refrigerantesNão tome nenhuma bebida estimulante. Se for beber, prefira chás de ervas, como melissa e camomila, que induzem ao sono e melhoram a sua qualidade.
Coma pouco à noite Faça uma refeição leve. Tomar sopas ou leite quente é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.
Prepare-se antes de ir para a camaO ritual do sono precisa começar cedo. Diminua a iluminação e evite barulhos. Não veja noticiários, filmes e livros empolgantes. Evite ler e assistir à TV na cama.
Fuja de bebidas alcoólicasMesmo que o álcool deixe as pessoas mais relaxadas, é melhor evitar. Isso porque bebidas alcoólicas afrouxam as estruturas da região da faringe, comprometendo a respiração.
 
Na hora do sono apague a luzEscuridão total é imprescindível para se ter um sono completo e profundo. Dormir com a televisão ligada está proibido – o som e a luz atrapalham mesmo que você não perceba.
FONTE: http://www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/7465/Dormir+pouco+pode+engordar

Nenhum comentário:

Postar um comentário