José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade Infantil e na Adolescência: Como Evitar, Alimentação Adequada

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Obesidade Infantil e na Adolescência: Como Evitar, Alimentação Adequada


Com as mudanças da vida moderna a obesidade está mais presente, cada vez mais cedo. O alto nível de estresse desencadeado do dia-a-dia corrido faz com que as crianças e adolescentes comam de forma inadequada, compulsivamente e também dêem preferência à refeições rápidas como fast foods que não são nutritivos e sim ricos em gordura. Por essa razão o Tem Dicas trará formas de alimentar-se adequadamente e evitar esse tipo de problema.
A desestruturação familiar contribui para o desequilíbrio emocional e aumento da ansiedade. Dessa forma, a reflexão nas crianças e adolescentes desse tipo de problema é explicitada no aumento constante de peso. A comida passa ser compensação dos problemas, ou seja, tristeza, ansiedade, raiva, angústia são compensados na alimentação errada e compulsiva.
O ritmo cada vez mais acelerado de vida também contribui para que as refeições sejam puladas, ou, substituídas por lanches gordurosos, salgadinhos ou comidas de preparação rápida cheias de gordura e com baixo valor nutricional.

A publicidade contribui e muito para o aumento da obesidade infanto-juvenil, com a tendência ao sedentarismo eles assistem mais televisão e ficam muito tempo no computador fazendo com que tenham contato direto e constante com propagandas de salgadinhos, comidas gordurosas e etc. Instigados pelo consumismo crescente da nossa sociedade acabam por não resistir e sempre serem “seduzidos” e convencidos a adquirir os produtos.





A forma de alimentação correta consiste em comer de três em três horas balanceadamente. O corpo humano necessita de doses diárias de glicose, proteína, carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e lipídeos, porém em quantidades diferentes, por esse motivo nós disponibilizaremos um link com uma pirâmide alimentar. Que mostra os alimentos em quantidades que necessitamos.
É indispensável o acompanhamento psicológico terapêutico que é super benéfico, trabalhar os sentimentos e ansiedades diminui a fome e a vontade de comer, que por incrível que pareça são coisas muito diferentes.  Com essas dicas você fica informado e muito mais atento com a saúde de seus filhos e parentes, pois a obesidade infantil e na adolescência pode ser evitada, por isso procure consultar um psicólogo não significa loucura e sim o auxílio profissional de uma pessoa que poderá te aconselhar de forma eficaz.

TemDicas recomenda para você!

 

 

 

 

 

FONTE: http://www.temdicas.com/obesidade-infantil-e-na-adolescencia-como-evitar-alimentacao-adequada/

Nenhum comentário:

Postar um comentário