José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Idosos activos diminuem risco de obesidade abdominal

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Idosos activos diminuem risco de obesidade abdominal

Ser activo protege contra o risco da obesidade abdominal
Ser activo protege contra o risco da obesidade abdominal

Bastam 30 minutos de actividade física diária para reduzir 33 por cento

2011-12-15
Investigadores da Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL) dizem que uma boa aptidão cardiorrespiratória e praticar actividade física de intensidade moderada ou superior diminui o risco de obesidade abdominal. Esta é a conclusão do estudo que publicaram recentemente no American Journal of Human Biology.
De acordo com um comunicado da FMH-UTL, o estudo envolveu 112 homens e 184 mulheres, com idades compreendidas entre os 65 e os 103 anos, e demonstrou que o risco de obesidade abdominal (perímetro da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem) “é reduzido em 1,3 por cento por cada minuto de prática adicional de actividade física de intensidade pelo menos moderada, e em 0,4 por cento por cada metro adicional percorrido no teste de seis minutos de marcha”.

Assim, os investigadores referem que, “na população idosa, ser activo e ter uma melhor aptidão cardiorrespiratória protege, de forma independente, contra o risco da obesidade abdominal e das doenças associadas”. Por exemplo, “uma pessoa que pratique 30 minutos por dia de actividade física de intensidade moderada ou superior reduz o risco de ter obesidade abdominal em 33 por cento”.
FONTE: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=52208&op=all

Nenhum comentário:

Postar um comentário