José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Grupo de obesidade tem encontro em Itapeva

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Grupo de obesidade tem encontro em Itapeva

Aconteceu no Centro de Especialidades de Itapeva - CSI o último encontro do ano do grupo de Obesidade que contou com a presença da palestrante Patrícia F. Sousa Novais, Nutricionista Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela UNESP, e também articuladora regional de Itapeva do Projeto de Municípios Promotores da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Rede SANS). Estiveram presentes pacientes que já haviam realizado a cirurgia e puderam contribuir com seus relatos. 
 
O grupo de obesidade teve inicio em Janeiro 2010, quando um grupo de pacientes solicitou à secretaria municipal da saúde para implantar reuniões mensais em Itapeva evitando assim que eles tivessem que se deslocar para Sorocaba no Hospital Regional de Sorocaba, onde estão cadastrados para fazer cirurgia bariátrica. O serviço conta com
Nutricionista, Médica, Enfermeira, Técnica de Nutrição e é coordenado pela assistente social e articuladora local da Rede SANS em Itapeva Joana de Oliveira.
 
Além de articular ações voltadas à promoção da alimentação saudável adequada e solidária na região, a convidada e Nutricionista responsável em um centro especializado em Cirurgia Bariátrica no município de Piracicaba/SP, onde atua preparando os pacientes no pré e pós-operatório da cirurgia, para o controle da obesidade há mais de
6 anos.
 
Foram iniciadas as avaliações antropométricas dos pacientes com pesagem e tiveram sua estatura aferida, podendo assim, conhecer seu Índice de Massa Corpórea (IMC), que é um dos critérios para indicação da Cirurgia Bariátrica. Participaram indivíduos com IMC de 28kg/m2 (classificação de sobrepeso), até pacientes com IMC de super super obesidade > 70kg/m2.
 
Muitas dúvidas foram esclarecidas sobre a cirurgia e alimentação saudável. Pacientes operadas contribuíram dando depoimentos sobre a vivência pessoal. 
 
"A Cirurgia Bariátrica não é nenhum tipo de magia, cirurgia plástica ou cura, é um procedimento cirúrgico, com seus riscos e benefícios. É necessário que o paciente esteja consciente, que ele receberá uma importante ferramenta para ajuda no combate à obesidade, mas é fundamental que o paciente assuma um compromisso com a sua saúde, mudando seu estilo de vida, ser mais ativo, praticar exercícios físicos com orientação de profissional e de se comprometer a fazer acompanhamento por toda vida com especialistas na área, para prevenção e manutenção de sua saúde." Ressalta a palestrante convidada Drª Patrícia.
 
FONTE: http://www.itapeva.sp.gov.br/noticia/saude/grupo-obesidade-tem-encontro-em-itapeva-2712/

Nenhum comentário:

Postar um comentário