José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade – Anvisa aperta cerco a três emagrecedores proibidos – Femproporex, Mazindol e Anfepramona

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Obesidade – Anvisa aperta cerco a três emagrecedores proibidos – Femproporex, Mazindol e Anfepramona

Fonte: O Dia
Rio – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou ontem a proibição da venda dos emagrecedores femproporex, mazindol e anfepramona, independentemente da data da receita médica. Os produtos tiveram sua comercialização impedida no último dia 9, mas diversas farmácias continuaram a venda, alegando que a prescrição do medicamento era anterior à data de proibição.
Estes emagrecedores foram proibidos devido ao alto risco de efeitos colaterais, como dependência química, arritmias cardíacas e alterações psiquiátricas. Segundo o médico Bruno Geloneze, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, a proibição também está relacionada ao uso indiscriminado do medicamento.
“O problema ocorreu também porque muitas pessoas saudáveis, com alguns quilos a mais, acabaram usando o emagrecedor indiscriminadamente. Na verdade, ele devia ser usado apenas por obesos, ou seja, pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30”, explicou.
Para o endocrinologista, obesos que já compraram o medicamento devem procurar seus médicos. “Ninguém está proibido legalmente de tomar o medicamento, mas quem, de fato, sofre de obesidade e já comprou o emagrecedor deve procurar seu médico para ele reavaliar o caso”, disse Geloneze.
No informe, a Anvisa reforça que os emagrecedores à base de sibutramina — substância conhecida pela discussão envolvendo seus possíveis riscos à saúde — não foram proibidos e podem ser comprados sob a apresentação da receita médica adequada.
FONTE: http://www.parceirodasaude.com.br/?p=10940

Nenhum comentário:

Postar um comentário