José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Paciente do HGG lança livro em reunião do programa de obesidade

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Paciente do HGG lança livro em reunião do programa de obesidade

Pacientes e profissionais de diversas áreas que integram o Programa de Prevenção e Controle da Obesidade do Hospital Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) promovem, nesta quarta-feira, 14 de dezembro, às 9h30, a última reunião deste ano do grupo. Além do aspecto educativo, o encontro também terá um caráter festivo e cultural. Na oportunidade, será lançado simbolicamente e apresentado ao grupo o livro “O amigo bruxo”, de autoria de Cleiton de Castro Sales. 
Estudante de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Cleiton de Castro, de 22 anos,  tem uma longa história de convivência e afinidade com o HGG. A assistente social Sônia Cristina Kuramoto informa que ele participa ativamente do Programa de Prevenção e Controle da Obesidade desde quando tinha 11 anos. Nas reuniões, teve a oportunidade de conhecer profissionais de diversas áreas e pacientes que fazem parte do grupo.
Nos encontros mensais no HGG Cleiton também teve a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre diversos temas relacionados direta ou indiretamente à obesidade, entre os quais a importância de se adotar uma alimentação balanceada e de se praticar exercícios físicos com frequência. Associado a isso, o autor do livro continua a fazer o tratamento ambulatorial com médicos endocrinologistas, nutricionistas e psicólogos.
As assistentes sociais do HGG perceberam que Cleiton tinha afinidade com a literatura e o incentivaram a inscrever-se no Vestibular Social da PUC-GO. O fato de entrar na universidade representou um passo importante para que ele escrevesse o primeiro livro. O amigo bruxo foi editado pelo programa Goiânia em Prosa e Verso, da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia. A obra retrata a discriminação vivida pelas pessoas com obesidade.
O Programa de Prevenção e Controle da Obesidade foi  criado no HGG em 1998 com o objetivo de garantir o atendimento integral ao paciente obeso. Nas reuniões mensais e consultas ambulatoriais, ele é preparado gradativamente para a realização da cirurgia bariátrica, realizada normalmente quando tem perda de peso. De 12 a 18 meses após este procedimento, o paciente começa a fazer as cirurgias plásticas reparadoras. São realizadas operações no abdome, mama, braços, membros inferiores, região dorsal e na face. 
FONTE: http://medicobeminformado.com.br/paciente-do-hgg-lanca-livro-em-reuniao-do-programa-de-obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário