José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade Infantil – Relação entre mãe e criança pode influenciar no peso

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Obesidade Infantil – Relação entre mãe e criança pode influenciar no peso

O site da RevistaPediatrics” publicou um estudo que demonstra que a relação entre a mãe e seu filho ainda criança é muito importante em vários fatores de seu desenvolvimento.
A pesquisa aponta que no momento em que a qualidade da relação entre eles for ruim, o risco da criança ser obesa quando completar 15 anos é elevado.
Fatores como segurança emocional da criança e a sensibilidade da mãe foram levados em conta na pesquisa.
Foram utilizados dados de 977 crianças dos Estados Unidos, com nascimento datado em 1991.  Os pesquisadores avaliaram qual era o modo com que as mães brincavam com seus filhos durante os 15, depois aos 24 e finalmente aos 36 meses de vida.
Depois da análise, os cientistas apontavam a qualidade da interação entre mãe e filho. Com relação ao cálculo de obesidade, ele era feito com base no IMC (índice de massa corporal). Aqui são utilizados dados como altura e o peso da pessoa.
De acordo com os resultados, mais de um quarto das crianças que apresentavam relações emocionais com baixa qualidade com suas respectivas mães, acabavam se tornando obesas.
Esse número teve uma queda de 13%, fazendo uma comparação com aqueles que tinham laços afetivos melhores com suas mães durante os primeiros anos de vida.
Segundo a pesquisadora Sarah Anderson, da Universidade do Estado de Ohia (EUA), a relação dos pais com as crianças consegue influenciar no estresse dos pequenos, surgindo então a questão da obesidade. Sarah aponta que as crianças podem começar a comer por angústia emocional, afetando a saúde das mesmas.
FONTE: http://sobreisso.com/2011/12/28/obesidade-infantil-relacao-entre-mae-e-crianca-pode-influenciar-no-peso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário