José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade pode aumentar o risco de câncer no esôfago

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Obesidade pode aumentar o risco de câncer no esôfago

Um estudo realizado na Noruega e publicado no periódico Gut, do British Medical Journal, dá mais um motivo para não se exagerar muito na barriga: além de tudo o que já sabemos, o aumento da obesidade também pode aumentar o risco de se desenvolver câncer no esôfago.
O Norwegian University of Science and Technology, sediado em Levanger, coletou dados de cerca de 30 mil pessoas em 1995 e em 2009. Ao comparar os sujeitos analisados nos dois momentos, os pesquisadores perceberam um aumento de 30% nos índices de refluxo ácido, também conhecido como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), um dos fatores de risco desse tipo de câncer.
Os pesquisadores acreditam que esse aumento nos índices da doença é decorrente dos hábitos pouco saudáveis da população, como sedentarismo e dietas gordurosas. Por conta disso, obesos teriam 50% mais chance de desenvovler DRGE. Só não se sabe ainda se emagrecer diminui os índices da doença (isso sera alvo de uma nova pesquisa).
FONTE: http://papodegordo.mtv.uol.com.br/2011/12/27/obesidade-pode-aumentar-o-risco-de-cancer-no-esofago/

Nenhum comentário:

Postar um comentário