José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Revista SAÚDE mostra que pães podem fazer bem ao organismo

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Revista SAÚDE mostra que pães podem fazer bem ao organismo

Edição de dezembro de 2011 da publicação traz sete receitas com ingredientes saudáveis

Publicado em 16/12/2011
Reportagem: SAÚDE - Edição: MdeMulher

Revista SAÚDE
Edição de dezembro de 2011 da revista traz receitas de pães
Foto: Reprodução/SAÚDE

Receitas saudáveis de pães são destaques da edição de dezembro de 2011 da revista SAÚDE. O alimento ganhou novos ingredientes, que afastam ameaças como a obesidade.

À massa de trigo, foram incorporados a aveia, a linhaça, a quinua, o centeio, a castanha- do-pará, a cevada e outros itens, alguns no mínimo inusitados, caso do badalado grão de chia e até o feijão. "No caso, apostamos no feijão-branco, porque seu gosto e sua coloração são menos marcantes do que os de outras variedades", conta a bioquímica Renata Ramos, da Universidade do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul.

A professora e o chef Alexandre Baggio desenvolveram um pão com maior percentual de proteína e fibras. "Essa soma de nutrientes prolonga a saciedade e, por isso, contribui para o controle do peso", explica.

Outro pãozinho de sucesso vem do Rio de Janeiro. Lá a novidade são massas elaboradas com açaí, granola e até iogurte fermentado, que é cheio de micróbios benfeitores. "As bifidobactérias ajudam a equilibrar a flora intestinal e colaboram para as defesas do organismo", lembra a nutricionista Carla Mendonça, da Los Paderos.

Além das mais variadas sementes e grãos, os farelos - tanto o de trigo quanto o de aveia - são unanimidade quando o assunto é fibra. As fibras ajudam a "frear" o apetite e facilitam o trânsito intestinal e, assim, afastam a prisão de ventre.

O novo pãozinho, entretanto, não vive só de fibra: ele oferece uma gama de nutrientes. Uma delas é o ômega-3. A linhaça é uma excelente fonte dessa gordura protetora das artérias. O pão integral ainda oferece vitaminas do complexo B, que, entre outras funções, destacam-se por beneficiar o cérebro.

Novo Vigilantes do Peso
 
Revista SAÚDE de dezembro de 2011
Método do programa Vigilantes do Peso passará por mudanças
Foto: Reprodução/SAÚDE

A partir de janeiro de 2012 o programa de emagrecimento conhecido como Vigilantes do Peso mudará seus métodos, antecipa outra reportagem da revista SAÚDE. O sistema de pontos, porém, não será renegado. O participante vai continuar recebendo uma cota a ser gasta diariamente e uma extra para ser torrada durante a semana naqueles momentos especiais.

O que de fato muda é a forma como os pontos são atribuídos aos alimentos em geral. Isso porque, se antes eles eram mais baseados nas calorias, agora o foco está na presença e na concentração dos chamados macronutrientes: o carboidrato, a gordura e a proteína.

As fibras, por exemplo, ganham importância por regular a digestão, o que diminui o apetite e os riscos de uma comilança desenfreada. Enquanto 1 grama de proteína ou de carboidrato traz 4 calorias, 1 grama de gordura possui 9. Isso influencia na conta do novo sistema.
FONTE:  http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/alimenta-saude/revista-saude-mostra-paes-podem-ser-saudaveis-653297.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário