José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Coluna Andressa Bieleski Personal Trainer – Obesidade

domingo, 15 de julho de 2012

Coluna Andressa Bieleski Personal Trainer – Obesidade

2

A obesidade é uma realidade no Brasil e vem aumentando gradativamente, sendo que hoje atinge aproximadamente 38 milhões de adultos, de acordo com os padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO).
No território nacional, estima-se que cerca de 32% da população adulta apresenta algum grau de excesso de peso, sendo 25% casos mais graves de obesidade, como a do tipo mórbida. A obesidade é um problema sério em todas as regiões do país, mas a situação é ainda mais crítica no Sul.
A obesidade conceitua-se por ser o aumento excessivo da quantidade total de gordura corporal em face da quantidade de massa magra do indivíduo. O principal mecanismo da obesidade é um desequilíbrio entre a formação e a nutrição de células adiposas no organismo ou até mesmo distúrbios hormonais.
O tecido adiposo (gordura) é uma forma de tecido conjuntivo compostos por células (que são conhecidas como adipócitos) separadas uma das outras por uma matriz de fibras colágenas e de fibras elásticas amarelas. A gordura se acumula pelo preenchimento de adipócitos existentes (hipertrofia) e por meio de novas células adiposas (hiperplasia).
A obesidade se classifica em: primaria ou exógena, que é a alta ingestão calórica (acima do que o corpo precisa) e a inatividade física (não gastar energia); secundaria ou endógena, acometida as doenças orgânicas; hiperplásicas ou hipertróficas, como já citadas acima (acumulo de gordura nos tecidos); e andróide – ginóide que são padrões de distribuição da gordura em determinadas regiões do corpo.
Citamos a andróide, que é gordura central acumulada no abdômen, característica masculina, mas hoje muito encontrada nas mulheres. Essa gordura trás o risco de acarretar a síndrome metabólica, que nada mais é do que a apresentação do Colestrol LDL, Triglicerídeos alto, Hipertensão, Diabetes do Tipo II, Insuficiência Vascular Periférica (má circulação sanguínea), Hipertensão e consequentemente provocando Acidente Vascular Cerebral, Aneurisma e Doença Coronariana (Infarto).
A gordura ginóide que é ligada a estética e apresenta-se como característica feminina, sendo a mesma, localizada na região periférica, quadril, pernas e braços. A inatividade física é grande aliado à obesidade, pois o corpo consome mais energia do que gasta.
Nosso organismo não foi feito para ficar parado. Atitudes como o uso do controle remoto pode até fortalecer os músculos da mão, mas o resto do seu corpo precisa de exercícios, principalmente para reduzir a gordura corporal, aumentar a capacidade de o corpo queimar gordura durante os exercícios e nos períodos de repouso, melhorar o bem estar cardiovascular, reduzir a pressão sanguínea, colesterol, glicemia e dos riscos de doenças cardíacas.
Para prevenir ou reverter o quadro de obesidade, inicie um programa de atividade física diariamente com exercícios de moderada intensidade, sempre com a orientação de um profissional de Educação Física. É importante também um programa de reeducação alimentar com restrições, principalmente a doces e gorduras ruins como as saturadas e trans.

FONTE: http://www.verarosa.com.br/noticias/2012/07/coluna-andressa-bieleski-personal-trainer-obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário