José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Mães podem evitar o risco de obesidade infantil

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mães podem evitar o risco de obesidade infantil


 
Estimuladas a brincar com seus filhos, mães foram observadas por especialistas treinados que avaliaram o relacionamento entre mães e filhos e a reação das crianças. Os índices analisados foram: a idade dos pequenos (crianças de 1 a 3 anos), os aspectos comportamentais maternos (apoio, respeito pela autonomia da criança, intromissão e hostilidade) e a segurança observada nos filhos quando estavam perto e longe de suas mães.
A Ohio State University (Estados Unidos) foi a percurssora do estudo, que classifica a sensibilidade materna como a habilidade da mãe em reconhecer o estado emocional de sua criança e responder com consistência e carinho, evitando assim reações como estresse, raiva extrema, ansiedade e dificuldade na relação interpessoal.
Os pesquisadores usaram pontuações de zero a seis para explicar os fatores acima relacionados. Cada ponto reflete uma amostra de ligação insegura da criança ou baixa sensibilidade da mãe. Uma pontuação igual ou maior a três indica um relacionamento de qualidade pobre.
O próximo passo foi o cálculo do índice de massa corpórea (IMC) da criança usando seu peso e altura em idade próxima aos 15 anos. O IMC foi convertido em percentuais por idade e sexo, com base na tabela de crescimento desenvolvida pelo Centers for Disease Control and Prevention. De acordo com essas diretrizes, a criança é considerada obesa se o percentual for equivalente ou maior a 95 nessa tabela.
De 100% das crianças envolvidas na pesquisa, 24,7% foram classificadas como portadoras de um relacionamento pobre com suas mães durante a infância. Entre elas, a prevalência de obesidade na adolescência foi de 26,1%. A ocorrência de obesidade foi menor entre aqueles que mantiveram boas relações: 15,5%, 12,1% e 13% entre mães e filhos com pontuação de dois, um e zero, respectivamente. Desse modo, os filhos que tiveram relacionamentos de baixa qualidade com suas mães, logo no começo da vida, eram quase duas vezes e meia mais propensos à obesidade quando adolescentes do que aquelas crianças que mantiveram relacionamentos melhores com suas mães.
De acordo com o estudo, a associação entre as experiências durante a infância e a obesidade na adolescência tem origem no cérebro. O sistema límbico do cérebro controla a resposta ao estresse, assim como o ciclo sono-vigília, fome e sede e mais uma variedade de processos metabólicos, principalmente por meio da regulação hormonal.
A conclusão do estudo foi a de que pais sensíveis criam um vínculo afetivo saudável com seus filhos, melhorando a resposta ao estresse. Essa resposta bem regulada pode interferir na forma como a criança dorme e se ela come em resposta à angústia emocional – e esses são dois dos fatores que influenciam a probabilidade de obesidade.
FONTE: http://genicsmedicina.com.br/blog/2012/07/02/maes-podem-evitar-o-risco-de-obesidade-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário