José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Sobrepeso e obesidade preponderam na população panamenha

sábado, 14 de julho de 2012

Sobrepeso e obesidade preponderam na população panamenha

Imagen activaPanamá, 5 jul (Prensa Latina) O sobrepeso e a obesidade são dois dos mais preocupantes problemas que a sociedade panamenha enfrenta, o que está refletido no estudo mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) com estatísticas globais sanitárias.

  Segundo a publicação, a obesidade duplicou entre 1980 e 2008 no mundo. No referente ao Panamá, assinala que não há uma política nacional contra esses males e, segundo o estudo, dos 3,5 milhões de panamenhos 60,6 por cento padecem de sobrepeso e 25,4, de obesidade.

O organismo internacional alerta às autoridades sanitárias de cada país sobre a importância de dar maior atenção aos transtornos do peso que afetam a saúde de maneira drástica, sendo o Panamá um dos mais afetados.

Inclusive a situação atual poderia ser muito pior que o detectado pela OMS, pois segundo os especialistas essas cifras correspondem a estudos realizados há mais de quatro anos e desde então aumentou o consumo de comida gordurosa e de baixo valor nutricional devido ao alto custo dos alimentos.

Samuel Guevara, coordenador da Clínica de Obesidade da Universidade Especializada das Américas, lamenta que um país pequeno tenha esses níveis de obesidade e sobrepeso. Segundo ele, os casos de mulheres obesas aumentaram 15 por cento em três anos.

Mas o mais preocupante é que duas em cada cinco crianças tendem a ser obesas, segundo a nutricionista Flavia Fontes, do Ministério de Saúde, e que adverte o negativo do fato de que por cada pai de família obeso ou em sobrepeso, a situação tende a afetar mais seus filhos.

O nutricionista José Ramiro López assegura que seis em cada 10 pessoas adultas têm um índice de peso corporal que não é normal, mas ignoram as recomendações dos médicos.

lac/lma/esFONTE: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=523176&Itemid=1



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário