Rio -  Uma dieta com ingredientes tipicamente brasileiros, barata e que protege o coração é a receita de um projeto do Hospital do Coração (HCor) em parceria com o Ministério da Saúde. A meta é reduzir a obesidade e as doenças crônicas. Para isso, será feita cartilha que ajude na prevenção de doenças cardiovasculares em quem teve infarto ou derrame ou que corre maior risco de sofrê-los.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
O programa é baseado em diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que sugere consumo de verduras, legumes, frutas, fibras e de pouco sal, açúcar ou gordura. A diferença é que valoriza alimentos brasileiros e respeita os hábitos regionais.
Bernardete Weber, coordenadora da pesquisa do HCor, explica que a cartilha indicará alimentos baratos e presentes na rotina de acordo com a região. “No Norte, vamos incentivar o consumo do açaí”, explica Bernardete.
A primeira fase do projeto durou oito semanas e teve participação de 120 pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo. Metade recebeu orientações comuns: diminuir o consumo de gorduras e sal e aumentar o de frutas e de verduras. A outra parte seguiu o material educativo e o cardápio do projeto.
A cartilha classifica a quantidade de alimentos a ser consumida de acordo com as cores da bandeira do Brasil: verde, amarelo e azul. “É lúdico, para que as pessoas entendam. Os alimentos verdes devem ter presença maior; os azul, menor”, diz Bernardete.
Além disso, há um grupo de alimentos proibidos, como processados ou com muito teor de açúcar e gordura. “Também adaptamos receitas de pratos típicos para que se adequem à dieta de um cardiopata. E ensinamos o aproveitamento total do alimento, como casca de frutas”, afirma a coordenadora.
Os níveis de colesterol dos participantes diminuíram. Também houve redução de glicemia, triglicerídios e redução do peso. Agora, será iniciada a segunda fase do projeto, com dois mil de todas as regiões do país. Além de cardiopatas, haverá pessoas com risco de problema cardíaco.

FONTE: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/projeto-cria-receita-especial-para-cardiopatas-e-pessoas-com-risco-de-doen%C3%A7as-card%C3%ADacas-1.460282