José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade infantil vem crescendo em Primavera do Leste

terça-feira, 17 de julho de 2012

Obesidade infantil vem crescendo em Primavera do Leste

A solução do problema está nos pais que podem oferecer alimentos saudáveis para os filhos

Redação: Jaqueline Hatamoto

Nutricionista e Personal Diet, de Primavera do Leste, Jamile de Vargas
Antigamente criança gordinha era sinônimo de saúde, mas hoje os  pais precisam ficar atentos  pois o número de crianças obesas vem crescendo assustadoramente. A obesidade é um problema crescente no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam aumento do percentual de crianças com sobrepeso e obesidade no país, principalmente na faixa de 5 a 9 anos de idade. Os números referem-se a levantamento de 2010.
O sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas nessa faixa etária. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos meninos e entre 11,8% das meninas.
De acordo com a nutricionista e Personal Diet, de Primavera do Leste, Jamile de Vargas, o número de atendimentos de crianças com problemas relacionados a obesidade tem crescido bastante; “No consultório os atendimentos a crianças cresceram  bastante neste último ano, não somente de crianças acima do peso mas também de crianças com problemas como diabetes e hipertensão”; explicou a  nutricionista.
De acordo com Jamile a obesidade além de trazer problemas para a saúde também prejudica   outros fatores como o da aprendizagem; “A criança quando está acima do peso ela fica mais lenta, mais sonolenta e isso reflete na atenção e no aprendizado”; explicou.
O problema não tem idade, de acordo com a nutricionista  desde quando nasce a criança corre o risco de ser obesa; “muitas gestantes não tomam os cuidados necessários durante a gestação e a criança já pode nascer com sobrepeso e também com diabetes”; destacou.
A nutricionista diz que a solução para o problema está nas mãos dos pais que podem ajudar as crianças mudando também seus hábitos alimentares; “é importante que os pais consumam alimentos saudáveis para que assim a  criança também crie o hábito. É importante sempre oferecer alimentos ricos em vitaminas e não se cansar de oferecer, se em um dia a criança não comer ofereça no outro, e incentivar a prática de exercício também é fundamental”; explicou.
Os pais também tem papel fundamental para ajudar na descoberta de outros  problemas graves que os filhos possam estar passando; “é importante que os pais fiquem atentos , se a criança por exemplo toma muita água, come doces em excesso e vai muitas vezes ao banheiro ela pode estar passando por algum problema sério como diabetes   ou hipertensão é importante que os pais procurem orientação médica”; disse a nutricionista.
FONTE:  http://www.jornalodiario.com.br/TNX/conteudo.php?cid=12279&sid=204

Nenhum comentário:

Postar um comentário