José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Região Imprimir RSS Enviar Corrigir Avaliação nutricional aponta obesidade e sobrepeso nas crianças

terça-feira, 17 de julho de 2012

Região Imprimir RSS Enviar Corrigir Avaliação nutricional aponta obesidade e sobrepeso nas crianças


Com o diagnóstico nutricional, nutricionistas farão o acompanhamento individual das crianças que não estão com o peso adequado, juntamente com os pais


Nutricionistas Tânia Bender e Janice Roos Hachmann da Secretaria de Educação encerraram nos últimos dias, a avaliação do estado nutricional de crianças matriculadas na Unidade de Educação Infantil Gotinha de Mel (UEI) e Escola Municipal Marechal Deodoro, como parte do Projeto de Educação Nutricional. A iniciativa iniciou em maio.
As profissionais contam que foram avaliadas 608 crianças entre zero a dez anos. Constatou-se que 71,7% estão eutróficos, ou seja, com o peso normal para idade e estatura. Já o excesso de peso (sobrepeso e obesidade) apresentou o índice alarmante de 26%.
Na avaliação realizada em 2011, o sobrepeso e a obesidade totalizaram 14,8%. Comparando os dois últimos anos, o percentual praticamente dobrou.

ALIMENTOS CALÓRICOS
Tânia e Janice revelam que durante a infância, existe nítida predisposição para alimentos com alta densidade calórica, como as gorduras e os doces. Sinalizam que se não houver insistência na oferta de outros alimentos, o paladar poderá se fixar exclusivamente em doces e gorduras, com graves consequências no futuro.
As nutricionistas explicam que a obesidade se desenvolve facilmente com a farta disponibilidade de alimentos muito calóricos e à vida sedentária, o que inclui uso de vídeo game, internet, horas diante a televisão, podendo ocasionar doenças como a hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicerídeos, diabetes, e tendência a problemas crônicos.
Além disso, elas apontam que o estado nutricional interfere no aprendizado e o desenvolvimento da criança na escola. “A criança obesa, geralmente, apresenta alterações no comportamento. O excesso de peso, além de problemas físicos, afeta o aspecto psicológico. Torna a criança triste, com baixa autoestima e com tendência à depressão”, lamentam.

ACOMPANHAMENTO
Com o diagnóstico nutricional, as nutricionistas farão o acompanhamento individual das crianças que não estão com o peso adequado, juntamente com a importante participação dos pais, para obter informações sobre os hábitos alimentares e nível de atividade física.
FONTE: http://www.jornaldooeste.com.br/cidade/regiao/avaliacao-nutricional-aponta-obesidade-e-sobrepeso-nas-criancas-27294/

Nenhum comentário:

Postar um comentário