José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Proteção exagerada dos pais pode causar obesidade nos filhos, diz estudo

terça-feira, 31 de julho de 2012

Proteção exagerada dos pais pode causar obesidade nos filhos, diz estudo

Pesquisadores portugueses sugerem que superproteção dos pais gera maior ansiedade nos filhos, o que consequentemente pode levar ao aumento de peso

Obesidade infantil (Foto: Getty Images)
Pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, concluíram que a proteção exagerada dos pais pode provocar maior ansiedade nos filhos e até mesmo causar obesidade. A explicação do estudo é que há muitas crianças que buscam diminuir o estresse por meio da alimentação excessiva.
A pesquisa, cujos resultados preliminares foram publicados nesta segunda-feira (23) pela Faculdade de Medicina da universidade portuguesa, ressalta que estes riscos são maiores entre as meninas, porque elas têm uma maior tendência a canalizar o estresse em transtornos alimentícios.
A atitude superprotetora gera medo e insegurança nas crianças e, consequentemente, aumenta o cortisol, o hormônio do estresse. Desta forma, cada indivíduo procura uma estratégia diferente para combatê-lo.
"Os dados sugerem que quando existe essa vinculação entre estresse e insegurança, os meninos costumam exteriorizar o comportamento, tornando-se mais agressivos, enquanto as meninas interiorizam as emoções, comendo", explicou Inés Pinto, a principal autora do estudo, em um comunicado à imprensa.
A pesquisa advertiu que, principalmente entre as meninas, este comportamento pode levar a doenças como bulimia e devem ser combatidos com tratamentos psicológicos para corrigir hábitos e atitudes e ensiná-las a lidar com as emoções.
Desta forma, a pesquisa recomenda novos métodos para combater a obesidade infantil, que levem em conta também a saúde mental, sobretudo quando se observa uma personalidade introvertida aliada ao excesso de peso.
FONTE: http://revistaepoca.globo.com/Saude-e-bem-estar/noticia/2012/07/protecao-exagerada-dos-pais-pode-causar-obesidade-nos-filhos-diz-estudo.html

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário