José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Nutricionista recomenda ensinar alimentação saudável desde criança

domingo, 22 de julho de 2012

Nutricionista recomenda ensinar alimentação saudável desde criança


Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, referentes aos anos de 2008 e 2009, indicam que nos últimos 20 anos, os casos de obesidade infantil mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 e 9 anos, chegando a aproximadamente 17% entre os meninos e 12%, entre as meninas. O problema é um dos que cresce mais rapidamente no Brasil. Cenário agravado por mudanças nos hábitos alimentares, ampla e irrestrita oferta de produtos hipercalóricos e menos atividades físicas nas horas de lazer preocupa médicos e nutricionistas que lidam com a questão.
Para a nutricionista Kézia Mendes Prata, para desfrutar de uma vida saudável, é importante que o indivíduo mantenha uma alimentação equilibrada desde a infância. “É comum as crianças encontrarem dificuldades para fazer as refeições, isso porque elas não apreciam o gosto dos alimentos que são realmente saudáveis. Contudo, é preciso encarar o desafio e priorizar os bons hábitos alimentares do seu filho”, revela. Ela explica que a dieta de uma criança necessita de um planejamento especial. “As necessidades de energia e nutrientes fundamentais são elevadas, mas o apetite é reduzido e os hábitos alimentares inconstantes. Por isso, a alimentação das crianças deve ser constituída por refeições pequenas e frequentes, desde que ricas em nutrientes essenciais”, completa.
A especialista explica que nos primeiros anos de vida é importante deixar a criança ter contato com o alimento, ou seja, ela precisa tocar, brincar, experimentar os alimentos, para que assim possa criar um vínculo com o mesmo. “Ter horários para as refeições é importantíssimo para se evitar que as crianças consumam bobagens. Substitua os alimentos de baixo valor nutricional por outros que possuam uma maior quantidade de nutrientes, melhorando o sabor com novas receitas. A criatividade da mãe é fator fundamental para que as crianças tenham o hábito de uma alimentação saudável. Ofereça três refeições e mais dois ou três lanchinhos nutritivos”.
Uma outra questão apontada pela nutricionista Kézia Mendes e que influencia muito na aprendizagem alimentar é a paciência de quem cuida da criança. “Torne as refeições interessantes e divertidas e não use a sobremesa como prêmio por comer a parte salgada da refeição. Em tese, isso dá valor demais ao doce, o que causaria problemas no futuro. A criança também pode pensar: essa comida é tão ruim que até ganho um doce depois. Para que a criança sinta vontade de comer o que está sendo proposto, aparência é essencial, por isso, capriche na preparação. Não é preciso ter dinheiro para fazer pratos caros, basta ter criatividade”, esclarece a especialista.
FONTE: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,65179

Nenhum comentário:

Postar um comentário