José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Projeto ISCOLE de avaliação da obesidade, ambiente e estilo de vida de crianças, deve ultrapasar a meta dos 50% de alunos avaliados no 1º semestre de 2012.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Projeto ISCOLE de avaliação da obesidade, ambiente e estilo de vida de crianças, deve ultrapasar a meta dos 50% de alunos avaliados no 1º semestre de 2012.


ISCOLE logoISCOLE logo
Com início de suas atividades em janeiro o CELAFISCS está responsável em desenvolver no Brasil o Estudo Internacional de Obesidade, Estilo de Vida e Ambiente na Infância (ISCOLE). Trata-se de um estudo multi-nacional envolvendo 12 países (Africa do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, China, Colombia, EUA, India, Inglaterra, Kenia, Portugal) sobre ambiente, estilo de vida, obesidade e ganho de peso em crianças de 10 anos de idade, coordenado pelo Dr. Peter Katzmarzyk de dos Institutos mais bem conceituados no mundo em pesquisas sobre obesidade – Pennington Biomedical Research Center. E tendo no Brasil como pesquisador chefe responsável o Dr. Victor Matsudo atual coordenador geral do CELAFISCS conseguiu indicar o Estado de São Paulo para representar o Brasil e escolheu o município de São Caetano do Sul como a cidade sede do Projeto que iniciou a sua coleta de dados em março de 2012.
O projeto que esta sendo desenvolvido em 12 países das cinco maiores regiões do mundo, tem por meta a coleta de dados de medidas de obesidade (peso, estatura, circunferências, bioimpedência), medida nutricional (recordatório de alimentação), medidas de atividade física (utilização de medidor de movimento) entre outras (sono, tempo sentado e perguntas aos pais sobre o ambiente doméstico), esta coleta de dados se estende também aos país dos alunos, sendo que esses dados são coletados nas escolas do município de São Caetano do Sul, onde os Diretores e a própria escola recebem uma detalhada auditória sobre o ambiente escolar e o entorno da escola.
Um equipe do CELAFISCS, composta por 10 pesquisadores visitou durante os últimos três meses 15 escolas e chega ao final do primeiro semestre do ano com um total de 194 alunos avaliados na totalidade dos dados e com 320 avaliaçõe a serem completadas ainda na primeira semana do mês de julho, restando portando menos de 40% da meta de 500 alunos para ser alcançada até o final do segundo semestre.
Para maiores informações acesse https://iscole.phs.wfubmc.edu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário