José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Dieta correta é a principal arma contra obesidade

domingo, 22 de julho de 2012

Dieta correta é a principal arma contra obesidade


Se hoje um em cada três crianças de 5 a 9 anos estava acima do peso normal para a idade, o fenômeno era, e continua sendo, ainda mais grave também entre pessoas de 10 e 19 anos, faixa de idade em que o excesso de peso gira em torno de 20%. Isto porque a alimentação pouco saudável é um hábito ensinado pelos pais que é seguido pelas gerações seguintes como um ciclo interminável. A nutricionista Kézia Mendes Prata frisa que como é difícil, mas não impossível, reeducar um adolescente, o ideal é iniciar a aprendizagem alimentar correta desde cedo ensinando os pequenos a equilibrar a dieta e ainda de quebra alterar os hábitos negativos na família.
Para isso funcionar, ela recomenda comer junto com seu filho sempre que conseguir, e comer os alimentos que gostaria que ele comesse. “Crianças precisam experimentar para aprender a comer novos alimentos, e o melhor incentivo é ver outras pessoas comendo. A maneira como os pais se comportam é essencial. Pais que não gostam de verduras e legumes e que fazem caretas para saladas, reclamam quando o alimento está à mesa, dão o exemplo aos filhos. Portanto, é importante os pais mudarem também seus hábitos alimentares e ingerirem comidas saudáveis”, afirma.
Outro ponto alertado pela especialista é o respeito às preferências da criança, já que nessa idade, começam a surgir os gostos. “Há crianças que gostam da comida molhadinha, outros já preferem alimentos secos. Outros exigem que cada tipo de comida fique separado do outro. Há aqueles que têm dificuldade para mastigar carne. Embora você deva respeitar o gosto do seu filho, tente não fazer uma comida especial só para ele”, frisa.
Por isso, a recomendação é oferecer sempre a mesma coisa que o resto da família estiver comendo, mas procurando se certificar de que a criança também vá gostar de pelo menos uma das opções. “Essa fase do seu filho é uma ótima oportunidade para aprimorar os seus hábitos alimentares e até para se aventurar mais na cozinha. No lanche para a escola procure mandar alimentos saudáveis e de acordo com gosto do seu filho, como: fruta, suco de fruta, biscoitos, barra de cereais, pão com queijo, etc”. Sobre as guloseimas, Kézia Mendes destaca que moderação é a palavra chave. “Desde que na quantidade e frequência certas, não proíba nada, apenas estipule limites. Balas, chicletes, biscoitos recheados, salgadinhos de pacotes, doces em geral, de vez em quando não prejudica”, completa.
FONTE: http://www.jmonline.com.br/novo/?noticias,7,SA%DADE,65180

Nenhum comentário:

Postar um comentário