José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Estimulação cerebral profunda diminui compulsão por alimentos gordurosos

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Estimulação cerebral profunda diminui compulsão por alimentos gordurosos


 


 Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram que a estimulação cerebral profunda é capaz de reduzir a compulsão alimentar em camundongos.

A pesquisa sugere que a técnica cirúrgica, que é aprovada para o tratamento de certos distúrbios neurológicos e psiquiátricos, também pode ser uma terapia eficaz para a obesidade.

Atualmente, a Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprova a estimulação cerebral profunda para uso em várias condições que afetam o cérebro, incluindo Parkinson e tremor. O procedimento não destrói qualquer parte do cérebro e, tipicamente, não causa dor.

Uma região do cérebro chamada nucleus accumbens é conhecida por ser desregulada, em ambos roedores e pessoas que comem compulsivamente. Portanto, o pesquisador Casey Halpern e seus colegas direcionaram a estimulação cerebral profunda para essa região em uma linhagem de ratos propensos à obesidade.

A cirurgia envolveu a implantação de um eletrodo no núcleo accumbens. Fios conectaram os eletrodos a um neuroestimulador externo, um dispositivo semelhante a um marca-passo. Quando ligado, o estimulador desencadeia o eletrodo para entregar impulsos elétricos contínuos ao cérebro.

Após a recuperação da cirurgia, os ratos receberam uma dieta com alto teor de gordura ao mesmo tempo todos os dias durante uma hora, e os pesquisadores mediram o consumo de alimentos. Compulsão alimentar foi definida como 25% ou mais da ingestão calórica diária habitual durante este período.

Durante uma semana, os ratos comeram quase a metade de suas calorias diárias durante esta uma hora. Em seguida, em dias alternados, os investigadores ligaram o estimulador. Nos dias em que a estimulação profunda do cérebro foi administrada, os cientistas observaram uma diminuição significativa (cerca de 60%) no consumo da dieta rica em gordura. Nos dias alternados quando eles desligaram o estimulador, a compulsão alimentar voltou.

Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que a estimulação cerebral profunda pode ser capaz de suprimir a compulsão alimentar por meio da modulação da atividade dos neurônios que expressam o receptor de dopamina tipo 2 e também pode ser uma terapia eficaz para a obesidade.
FONTE: http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=209821&codDep=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário