José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Cruzada contra a obesidade

terça-feira, 24 de julho de 2012

Cruzada contra a obesidade

Criação de espaços para a realização de atividades física é a principal estratégia adotada pelo Governo para impedir aumento do número de pessoas acima do peso


A criação de espaços ade­quados para a realização de atividade física, orientação nu­tricional, oficinas de artes cênicas, dança, palestras e outras atividades que promovam modos de vida saudáveis é a principal estratégia do Mi­nis­tério da Saúde para frear o au­men­to do número de obesos no Brasil. Trata-se do Programa A­cademia da Saúde, que integra o Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doen­ças Crônicas Não Transmissí­veis (DCNT), do Ministério da Saúde (MS).
A iniciativa tem o objetivo de melhorar os indicadores de obesidade até 2022. O olhar mais atento do MS para essa questão pode ser justificado pelo crescimento do número de pessoas obesas ou com excesso de peso. Nos últimos seis anos, segundo a pesquisa de  Vigi­lância de Fatores de Risco e Pro­teção para Doenças Crôni­cas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), a população acima do peso aumentou.
Em Goiânia, o percentual de obesos passou de 9,2%, em 2006, para 13,3%, em 2011. Já o de pessoas acima do peso subiu de 38,4% para 47% no mesmo período. No Brasil, a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7%, (2006), para 48,5%, (2011) e o número de obesos cresceu dez vezes mais:  passou de  1,4% para 15,8%.
O modelo da Academia de Saúde é inspirado em casos de sucesso de cinco cidades brasileiras:  Vitória (ES), Recife (PE), Aracajú (SE), Belo Ho­rizonte (MG) e Curitiba (PR). Em todo o Brasil, com a adesão de municípios, 4 mil unidades devem ser construídas. Em Goiás, 95 projetos já foram aprovados e 87 municípios serão atendidos. (Veja detalhes no quadro)
Considerada uma doença crônica, a obesidade também é responsável pelo desenvolvimento de inúmeras doenças. De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), vinculada às Nações Unidas, uma em cada 12 pessoas corre o risco de sofrer infartos, doenças cardíacas e câncer em razão da obesidade. A conclusão é resultado de um estudo que avaliou o modo de vida em 194 países.
Goiânia
Na capital, o programa Academia de Saúde será implantado em parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF), como detalha a coordenadora do PSF, Patrícia Belém. Ao todo, serão cinco unidades: duas na região Noroeste (Bair­ro Floresta e Novo Planalto), uma na região Sudoeste (Par­que Santa Rita), uma na região Norte (Vale do Sol) e uma na região Oeste (Vera Cruz 2).
Segundo Patrícia,  não há perspectiva para o início da construção desses espaços, pois os terrenos ainda precisam ser regularizados. “Só então o projeto arquitetônico será elaborado”, adianta. Por enquanto, Academia de Saúde apenas na região metropolitana: na cidade de Hidrolândia há um espaço similar em funcionamento.
Plano estadual
Coordenadora de Vigilância Nutricional da Secretaria de Saú­de de Goiás (CVN-SES-GO), Maria Janaína Caval­can­te Nunes, explica que  a CVN está em fase de elaboração do Pla­no Estadual de Combate e Contro­le da Obesidade, que abrangerá ações dentro e fora do setor saúde. Até o momento, os responsáveis pela iniciativa compilaram as pesquisas realizadas sobre obesidade no âm­bito de Goiás e do Centro-oeste.
A estruturação do Plano deve ocorrer na primeira semana de agosto. “A doença já uma epidemia então estamos focados em ações intersetoriais para tentar frear o avanço da obesidade”, explica Maria Janaína. Ela lembra que as ações articuladas entre o setor de saúde e  as demais áreas são fundamentais para frear o número de obesos.
“A construção de parques ou áreas para caminhada não é uma ação promovida pela pasta da Saúde, mas representa um incentivo para a prática de atividades físicas”, exemplifica. Segundo a coordenadora da Vigilância Nutricional há um projeto em votação na Assembleia Legislativa de Goiás (AL/GO) para a adaptar locais  públicos para acolher pessoas já obesas.
FONTE:  http://tribunadoplanalto.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14772:cruzada-contra-a-obesidade&catid=64:comunidades&Itemid=6

Nenhum comentário:

Postar um comentário