José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: 10 passos para combater a obesidade infantil

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

10 passos para combater a obesidade infantil

obesidade_inf
Um dos principais desafios dos pais na criação dos filhos está na educação alimentar. Diante de tantos apelos direcionados para o consumo de guloseimas explícitas na TV, no supermercado e até mesmo nas cantinas escolares, muitos pais perguntam como vencer a influência social e convencer o filho (a), a optar por frutas frescas, água, suco natural, ou seja, alimentação balanceada e saudável?
Para esclarecer estas e outras dúvidas, a Coordenadora da Saúde da Criança da Secretaria Municipal da Saúde Dra. Liamara  De Angelis, no artigo “Obesidade na Infância”, sobre obesidade infantil e alimentação saudável, apresenta 10 passos para que os pais possam obter êxito na educação alimentar dos filhos.
“Segundo o IBGE, 10% das crianças e adolescentes, no Brasil, estão acima do peso e 7,3% são obesos.  De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10% das crianças e adolescentes, no Brasil, estão acima do peso e 7,3% são obesos. Uma das principais causas deste problema é a má alimentação.
As doenças cardiovasculares são raras em crianças, no entanto, fatores de risco presentes na infância podem aumentar significativamente a probabilidade de se desenvolver enfermidades cardíacas na idade adulta.
Novas recomendações mostram como prevenir o desenvolvimento de fatores de risco cardiovascular e aperfeiçoar a saúde do coração, o que se inicia com o leite materno e uma dieta baixa em gorduras saturadas, a partir de um ano de idade. As diretrizes também incentivam a proteção contra o fumo, bem como atividade física regular. Para o sucesso desta medida preventiva as famílias devem estar envolvidas, assim podemos evitar que as crianças tenham problemas mais sérios na fase adulta.
A obesidade está relacionada a várias doenças crônicas antes, apenas adultos sofriam deste mal. Hoje, crianças e adolescentes já têm colesterol alto, triglicerídeos, hipertensão e diabetes.  Uma criança obesa na fase escolar tem 50% de chance de se tornar um adulto obeso. Em um adolescente obeso, a chance aumenta para 80%. O risco é maior de acordo com a gravidade da obesidade.
Os casos de obesidade devem ser tratados  desde a infância para que não cause mais problemas na idade adulta. O rastreamento deve ser feito na consulta pediátrica, verifica-se o hábito alimentar, o peso e a estatura e calcula-se o índice de massa corpórea (IMC) , que corresponde ao peso (kg) dividido sobre a estatura (metros) ao quadrado e se estabelece a classificação  orientando a alimentação saudável.
Dez passos para alimentação saudável
Passo 1 .- Dar somente leite materno até os 6 meses , sem oferecer água, chá ou qualquer outro alimento.

Passo 2.-  Ao completar 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
Passo 3.- Ao completar 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a crianças estiver em aleitamento materno.
Passo 4.- A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
Passo 5.- A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; iniciar com consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.
Passo 6.- Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
Passo 7.- Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
Passo 8.- Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
Passo 9.- Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
Passo 10.- Estimular a criança doente e convalescentes a se alimentar; oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.
Ao seguir  os Dez Passos Para Uma Alimentação Saudável, desde o nascimento, acompanhados  do  rastreamento nas consultas,  com certeza diminuiremos o número de obesos na idade adulta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, se os pais de crianças e adolescentes não mudarem os hábitos de vida dos filhos, mais de 70% deles farão parte de uma geração de gordos, vítimas em potencial de doenças como a diabetes e cardiopatias.
(www.cotiatododia.com.br/)
FONTE:  http://www.lightsweet.com.br/blog/saude/10-passos-para-combater-a-obesidade-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário