José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Como prevenir a obesidade com medicina natural

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Como prevenir a obesidade com medicina natural

A prevenção da obesidade inclui seguir uma dieta saudável e realizar exercícios de forma regular. Mas algumas terapias alternativas podem ajudar neste processo.
Normalmente a obesidade ocorre quando se consome mais calorias do que o corpo necessita. É causada, por exemplo, por dietas pouco saudáveis, falta de atividade física, sono insuficiente e má gestão do estresse, quando não ocorre por fatores genéticos ou hormonais.
Pode resultar em doenças cardíacas, diabetes tipo 2, pressão arterial alta, artrite, doença da vesícula biliar ou em câncer de mama, de cólon, dos rins, do útero e do esôfago.
Além de cuidar da alimentação, pode-se combater a obesidade com terapias alternativas e exercícios de corpo-mente.
A ioga é comprovadamente um dos meios mais eficazes no combate à obesidade. Sessões diárias, ou feitas três vezes por semana, podem auxiliar a perda de peso de forma saudável.
E também a acupuntura. Essa técnica pode resultar em redução significativa de peso.
Em um estudo realizado recentemente, 21 mulheres obesas participaram de um programa de controle de peso de 10 semanas. O programa incluía uma sessão de duas horas semanais de tai chi ou uma hora de exercícios padrão. No fim do programa, os participantes demonstraram ter uma grande redução do percentual de gordura corporal. E ainda tiveram melhorias na pressão arterial e de humor.
O resultado positivo de todas as técnicas depende, claro, da dieta. Não adianta fazer duas horas diárias de ioga e comer toda espécie de carboidratos, gorduras e açúcares.
Uma boa dica para “matar” o desejo pela comida é a substituição do que “se ia comer” por um copo de água. Se necessário, beba dois copos de água em vez de comer um bombom, por exemplo.
Outra forma inteligente de lidar com esse desejo incontrolável pela comida é preparar palitos de cenoura. Coma um sempre que possível. São nutritivos, contêm açúcar para “saciar” o organismo e não engordam tanto quanto um pedaço de bolo, por exemplo.
Acrescente um limão espremido sobre os palitos de cenoura e eles ficarão ainda mais saborosos.
 
FONTE: http://curapelanatureza.blogspot.com/2012/01/como-prevenir-obesidade-com-medicina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário