José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Doenças Relacionadas à Obesidade

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Doenças Relacionadas à Obesidade

O número de pessoas acima do peso vem crescendo a cada dia. Com isso, acarretando o aumento de doenças relacionadas à obesidade.
Segundo pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS), estatísticas revelam que mais de 115 milhões de pessoas sofram de problemas relacionados com a obesidade nos países em desenvolvimento. No Brasil, a situação é bem semelhante. Cerca de 40% da população está acima do peso.


Síndrome metabólica

 

A síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna em um conjunto de doenças associadas ao excesso de peso ou
obesidade. Relacionada a pessoas com excesso de gordura na região abdominal, a chamada gordura visceral. Este tipo de gordura está vinculado com a incidência maior de doenças.

Doenças essas que são:


- Intolerância à glicose, caracterizada por glicemia em jejum na faixa de 100 a 125, ou por glicemia entre 140 e 200 após administração de glicose;
- Hipertensão arterial;
- Níveis altos de colesterol ruim (LDL) e baixos do colesterol bom (HDL);
- Aumento dos níveis de triglicérides;
- Obesidade, especialmente obesidade central ou periférica que deixa o corpo com o formato de maçã e está associada à presença de gordura visceral;
- Ácido úrico elevado;
- Microalbuminúrica, isto é, eliminação de proteína pela urina;
- Fatores pró-trombóticos que favorecem a coagulação do sangue;
- Processos inflamatórios (provocando doenças cardiovasculares);
- Resistência à insulina por causas genéticas.

Praticando Exercícios Físicos, perde-se peso, o que é um excelente tratamento para essa síndrome, em alguns casos é necessário o uso de medicamentos.

Prevalência

Com o passar do tempo, as manifestações vão aparecendo, começando na fase adulta ou na meia-idade e a tendência é só ir crescendo com o envelhecimento. O número de casos na faixa dos 50 anos é duas vezes maior do que aos 30, 40 anos.

Sintomas

Essa síndrome é um inimigo oculto. Não provocam sintomas, mas seus fatores são representados por riscos de doenças cardiovasculares.

Tratamento

Dietas adequadas e atividades físicas regulares são as primeiras medidas a serem tomadas para reverter o quadro. Na existência de fatores de risco de difícil controle, a presença de um médico se torna indispensável.

Recomendações 

- Ir ao médico para avaliações regularmente, mesmo não estando acima do peso, para identificar possíveis fatores de risco;
- A Síndrome Metabólica é causada pela alimentação inadequada e sedentarismo. Esses são os maiores responsáveis pelo aumento de peso. A solução é comida balanceada e exercícios físicos, use as escadas ao invés do elevador;
- Selecione melhor os alimentos a serem consumidos na sua dieta diária;
- Cigarros e Bebidas alcoólicas são associados aos fatores de risco, prejudicam e agravam muito o quadro da síndrome metabólica.
FONTE: http://www.obesidadecontrolada.com.br/sindrome-metabolica-doencas-causadas-pela-obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário