José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Turno longo de trabalho favorece desenvolvimento de obesidade entre enfermeiros

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Turno longo de trabalho favorece desenvolvimento de obesidade entre enfermeiros

Turnos de 12h podem resultar em privação de sono, problemas de saúde, e maior chance de erros de cuidados com o paciente

 
Estudo realizado com 2.013 enfermeiras revela que longas horas de trabalho favorecem o desenvolvimento de obesidade entre profissionais da área. Levantamento mostra ainda que enfermeiras obesas relatam ter empregos que exigem maior esforço físico e menor movimentação.
O pesquisador envolvido no estudo Kihye Han, PhD, RN, pós-doutorado na University of Maryland, nos Estados Unidos, chama atenção para o fato de que, até então, não era comprovada cientificamente a relação entre o trabalho desenvolvido pelas enfermeiras e a obesidade.
Han diz que os resultados do estudo fornecem informações baseadas em evidências oportunas para enfermeiras chefe e administradores que podem considerar repensar a sua programação de enfermagem. "Longas jornadas de trabalho e trabalho por turnos afetam a quantidade e a qualidade do sono, que muitas vezes interfere na adesão a comportamentos saudáveis ??aumenta a obesidade", conclui.
O estudo, publicado no Journal of Nursing Administration (volume 41, edição 11), é o último de uma série da School of Nursing que, juntos, apresentam efeitos adversos a partir de programações desfavoráveis de enfermagem - ??efeitos não apenas sobre a saúde das enfermeiras, mas também em hospitais e nos resultados de assistência ao paciente.
Um dos estudos anteriores feito pela mesma equipe de pesquisa na School of Nursing descobriu que, junto com longas horas de trabalho, o componente de horário de trabalho mais frequentemente relacionado à mortalidade do paciente foi falta de tempo fora do trabalho. Outro estudo revelou evidências para desafiar a mudança de enfermagem comum de 12 horas, que pode resultar em privação de sono, problemas de saúde, e uma chance maior de erros de cuidados com o paciente. Em ainda outro artigo, pesquisadores descreveram as barreiras que impedem executivos de enfermagem de se afastar da prática, e ofereceu estratégias para ajudar a mitigar os possíveis efeitos negativos dos turnos de 12 horas.
O estudo da obesidade sugere que as intervenções educativas sobre higiene do sono e estratégias para adaptar os horários de trabalho devem ser oferecidos pelos hospitais e instituições de cuidados de saúde. Han acrescenta que um clima organizacional favorável que suporta cochilar no local de trabalho pode ajudar a prevenir a privação do sono, reduzir a fadiga relacionadas ao trabalho e aumentar a energia para os comportamentos de estilo de vida saudável.
Aproximadamente 55% dos enfermeiros pesquisados ??estavam obesos. "Considerando que mais da metade dos enfermeiros estão com sobrepeso ou obesos, aumentar a disponibilidade de alimentos saudáveis ??e proporcionar tempo suficiente para consumi-lo pode reduzir o risco de obesidade e problemas de saúde futuros", diz Han.
FONTE: http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/24428/geral/turno-longo-de-trabalho-favorece-desenvolvimento-de-obesidade-entre-enfermeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário