José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Viver Mais promove reencontro do primeiro grupo e inicia nova turma

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Viver Mais promove reencontro do primeiro grupo e inicia nova turma

Colaboradores da Unimed Noroeste/RS e seus familiares estiveram reunidos no Auditório do Hospital Unimed, na noite de quinta-feira, dia 19, para participar do reencontro do Programa “Viver Mais”. Desta vez, os integrantes da primeira turma do grupo de reeducação alimentar obtiveram informações sobre Transtornos Alimentares, com a psicóloga Tatiane Taborda.
De acordo com a psicóloga, os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades. “Anorexia e Bulimia nervosa são exemplos destes transtornos, que fazem com que as pessoas tenham medo de engordar. Contudo, este sintoma é bem mais pronunciado entre os pacientes anoréxicos, que chegam inclusive a apresentar distorção de sua imagem corpórea”, explica.
Segundo Tatiana, desde pequeno o indivíduo é acostumado a associar alimentação com prazer. O fato é que quando ele passa por privações e frustrações que fazem parte da vida de qualquer indivíduo, e não consegue lidar bem com elas, se cria uma angústia interna, pelo fato de não conseguir desenvolver sua autonomia frente às exigências do meio externo. Esta carência de recursos internos para lidar com essa situações, e juntamente com outros fatores associados, desde o meio social, os fatores biológicos e familiares, acabam predispondo as pessoas a desenvolverem estes transtornos.
“O importante é a família auxiliar no diagnóstico e no tratamento destas doenças, buscar fazer refeições com os filhos, observar seu comportamento em relação a dietas, irritação, etc., evitar julgamentos e críticas e o mais importante: a verdadeira ajuda só começa quando reconhecemos o sofrimento dos outros e estendemos a mão com possibilidades reais que permitem a todos escolherem o melhor caminho na direção da felicidade real, sem qualquer risco das soluções mágicas e virtuais”, destaca a psicóloga.
No próximo sábado, dia 21, às 9h, iniciam os encontros do 5º grupo do Viver Mais, no Auditório do Hospital Unimed. O programa é desenvolvido através do serviço de Medicina Preventiva, que integra a Diretoria de Desenvolvimento Humano da Unimed Noroeste/RS.

FONTE: http://radioprogresso.com.br/noticias/geral/saude/2154-viver-mais-promove-reencontro-do-primeiro-grupo-e-inicia-nova-turma

Nenhum comentário:

Postar um comentário