José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade Infantil

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Obesidade Infantil

Programa especial busca barrar obesidade na adolescência

Mariana Wofchuk, de 17 anos, emagreceu 75 KG, passando do número de 62 de calça para o 40.


A obesidade já não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da gozação dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Segundo pesquisas, cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
Segundo a psicóloga do centro de Recuperação e Estudos da Obesidade – CREEO, Janice Fischmann, a verdade é que o adolescente está procurando aprender a lidar com sentimentos novos e ambivalentes, os quais surgem devido às múltiplas e súbitas mudanças, tanto corporais como afetiva. “A comida, neste caso, assume um papel afetivo, parecendo falsamente suprir algumas necessidades, quando na verdade aumenta o ciclo de angústia e a culpa ao comer mais do que o necessário,” explica.
Para atender a demanda crescente de jovens obesos, o CREEO está lançando um tratamento especial exclusivo para adolescentes na faixa dos 12 aos 18 anos. O programa em grupo é realizado uma vez por semana e inclui reuniões mensais com os pais, pessoas fundamentais no processo de reeducação alimentar dos filhos.
“Aprendi com o CREEO que o comer não traz o prazer para a vida inteira, mas sim o prazer momentâneo. Não é isso que estava querendo pra mim e os grupos são peças-chaves nesse processo,” conta a adolescente Mariana Wofchuk, de 17 anos, que emagreceu 75 KG, passando do número de 62 de calça para o 40. “Vou à academia três vezes por semana e saio sempre com minas amigas,” diz entusiasmada sobre a nova fase da vida.
De acordo com Marcelo Kessler – diretor e fundador do CREEO, o programa em grupo se justifica pela tendência natural do ser humano ao agrupamento. “Na adolescência o agrupamento fica bastante intensificado e uma das razões para esse comportamento deve-se ao fato de que, em grupos, os adolescentes sentem-se menos expostos às criticas, discriminam-se dos adultos, confiam mais nos valores de seus pares, diluem a vergonha, a culpa e os sentimentos de inferioridade quando partilham os mesmos problemas entre si”.

CREEO - Centro de Recuperação e Estudo da Obesidade

Há mais de 20 anos nascia em Porto Alegre - RS um método diferenciado e eficaz de combater o excesso de peso, o CREEO - Centro de Recuperação e Estudos da Obesidade. Hoje com mais de 15000 clientes espalhados pelo Brasil, o método CREEO de emagrecimento se enquadra perfeitamente àquelas que atualmente são consideradas as mais eficientes técnicas de combate à obesidade, a reeducação alimentar.
Marcelo Kessler, diretor e fundador do CREEO, desenvolveu um método próprio que difere das técnicas tradicionalmente empregadas pelos centros clínicos e estéticos por oferecer uma abordagem interdisciplinar de tratamento, baseada na experiência mundialmente consagrada dos grupos de auto-ajuda, combinada com equipe multidisciplinar de profissionais da área da saúde e educação física, estimulando o indivíduo a buscar posturas mais positivas de vida.

Jornalistas responsáveis:
Eliana Camejo
Karina Abrahão

www.camejo.com.br
FONTE: http://www.eunanet.net/beth/news_coluna.php?col=58&pst=5863

Nenhum comentário:

Postar um comentário