José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: obesidade morbida

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

obesidade morbida

obesidade morbida


O post de hoje é sobre um fator que, infelizmente, acontecem com muitas pessoas do nosso país: obesidade morbida. Não estou me referindo a pessoas que estão pouco acima do peso ou aquele excesso de gordurinha que são fáceis de serem retiradas, estou me referindo quando a obesidade chega a um ponto tão crítico que pode resultar doenças graves, inclusive até a morte. É uma realidade triste para muitas pessoas.
A obesidade morbida é uma doença grave, que precisa ser cuidada e tratada, em que seus principais sintomas desenvolve-se a longo prazo. Para você ter uma ideia mais ampla da obesidade morbida ela pode ser entendida como 50kg acima do peso ideal ou ter um Índice de massa corporal-IMC- equivalente a 40 ou mais.
As consequências da obesidade morbida são as limitações sofridas pelas pessoas, principalmente, na vida. Ressalto uma curiosidade: a obesidade morbida é a segunda causa de doença evitável no mundo, e acreditem se quiser : a primeira é acidente automobilístico.
Qual o tratamento para obesidade morbida?
O tratamento para obesidade morbida realizado, atualmente, é a cirurgia, que aumenta a expectativa de vida das pessoas que sofrem com esta doença. O número de pessoas no Brasil que sofrem de obesidade morbida é estimado em torno de 4% da população. – Dados fornecidos pala Associação Brasileira para Estudo da obesidade-.
A cirurgia para obesidade morbida é o único tratamento viável, e qualquer perda de gordura já melhora e aumenta a expectativa de vida da pessoa. A cirurgia é denominada cirurgia Bariátrica ou cirurgia de obesidade.
A obesidade morbida é um fator extremamente triste, sendo considerada uma doença crônica. As pessoas encontrar na cirurgia uma esperança para melhorar a vida, ou tentar. Depois da cirurgia é preciso mudar radicalmente os hábitos alimentares. Infelizmente, os tratamentos clínicos e as mudanças da dieta fracassam em 5 anos em muitos casos.
FONTE: http://formosananet.com.br/obesidade-morbida/

Nenhum comentário:

Postar um comentário