José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade preocupa OMS nos EUA e no Brasil

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Obesidade preocupa OMS nos EUA e no Brasil


Adicionar legenda
Nos EUA mais de um terço dos adultos sofrem por consequência da obesidade e esse é um problema que também atinge 17% das crianças. Além do risco de desenvolver alguma doença do coração e fígado, elas também estão propensas a ter algum tipo de câncer e pressão alta.
A obesidade não é apenas resultado da quantidade de gordura que os americanos ingerem, mas também do sedentarismo.
Por isso a Prefeitura de Nova York lançou uma campanha contra o consumo demasiado de refrigerantes. A estratégia segue a mesma linha de campanhas antitabagismo.
Com uma foto impactante de um diabético com a perna amputada pelo consumo exagerado de açúcares, os cartazes pretendem atingir o público com a seguinte frase: “Corte suas porções, corte seu risco”.
Anteriormente essa tática já havia sido adotada na cidade, mas dessa vez a Associação Americana de Bebidas se mostrou contra a iniciativa, por afirmar que o consumo de refrigerantes não retrata o quadro apresentado.
Nos últimos 50 anos a ingestão de gordura na alimentação dobrou nos EUA. Agora existem até copos de um litro de refrigerante para acompanhar a refeição. A prefeitura está exigindo que redes de restaurantes apresentem as calorias para cada alimento consumido, tendo como meta que os consumidores reflitam sobre a quantidade de gordura que estão ingerindo.
Segundo o setor de saúde da prefeitura, aproximadamente 60% dos nova-iorquinos são obesos ou estão acima do peso, dessa porcentagem 10% já tiveram diagnostico de diabetes 2.
Já no Brasil, segundo dados do IBGE, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos apresenta excesso de peso. Entre 1975 a 2009, a porcentagem de meninos de 10 a 19 anos de idade que estavam acima do peso passou de 3,7% para 21,7%, e nas meninas o aumento foi de 7,6% para 19,4%. Homens adultos tiveram crescimento de 18,5% para 50,1% e nas mulheres obesas a taxa aumentou de 28,7% para 48%.
Seguindo essa estimativa, em dez anos as pessoas obesas no Brasil serão 30% da população total. O país tem índices que ultrapassam dos 13% hoje, preocupando a OMS e o Ministério da Saúde.
 

Fonte: Terra, Folha de S. Paulo, IBGE
  FONTE: http://www.ibacbrasil.com/noticia/obesidade-preocupa-oms-nos-eua-e-no-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário