José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Centro da Obesidade da PUCRS obtém certificação internacional

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Centro da Obesidade da PUCRS obtém certificação internacional

O Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS (COM\HSL\PUCRS) será a primeira instituição do Rio Grande do Sul a receber a certificação internacional de Centro de Excelência em Tratamento da Obesidade, conferida pela instituição Surgical Review Corporation (SRC) – organização americana de âmbito mundial que avalia segurança e eficácia das instituições e centros, certificando-os e monitorando-os periodicamente.

Durante o processo são avaliados médicos, equipes, procedimentos, banco de dados e toda a estrutura que o Hospital oferece. “Essa certificação representa o reconhecimento do serviço de excelência desenvolvido na área de cirurgia bariátrica e síndrome metabólica, colocando nossa instituição no cenário internacional”, destaca o diretor do COM\HSL\PUCRS, Cláudio Corá Mottin.
O SRC concede essa certificação às instituições com menos de 0,5% de mortalidade e eficácia superior a 85%, ou seja, índices de bons resultados de curto, médio e longo prazo. Para obtenção da acreditação, todos os procedimentos operacionais padrões (POPS) do Centro são examinados a partir da verificação sistemática de prontuários e banco de dados dos pacientes bem como a inspeção in loco de todas as suas atividades.
Cláudio Mottin salienta que a prática desses fundamentos aliada à estrutura institucional adequada ao atendimento desses pacientes se obtém também, baixo custo à medida que os operados permanecem internados em períodos menores (de dois a três dias) e não necessitam de internação em UTis, na grande maioria dos casos. “Eles caminham e passam a consumir líquidos, logo, nas primeiras seis horas e retornam às atividades usuais entre 10 a 15 dias”. Esses resultados alcançados permitem um serviço de alta qualidade, segurança e eficácia, com custos menores para os pacientes e agentes pagadores”, conclui.
Pioneirismo no Sul do Brasil -O Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica (COM/HSL/PUCRS) é uma das maiores e mais modernas clínicas da Região Sul do país. Credenciado pelo Ministério da Saúde do Brasil (Portaria 196 e seus complementos), desde 1999, é referência em saúde no Brasil pelas suas multi-especialidades na área da saúde, tecnologia e qualidade dos serviços oferecidos. O que compreende avaliação, tratamento clínico, intervenção cirúrgica e acompanhamento multidisciplinar no pós-cirúrgico e colocação de balão intragástrico e cirurgia do diabetes tipo 2.
FONTE: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=188807

Nenhum comentário:

Postar um comentário