José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Nutricionista alerta sobre os riscos da obesidade

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nutricionista alerta sobre os riscos da obesidade

Além da questão estética, tem as chamadas doenças crônicas degenerativas que podem começar com diabetes, pressão alta, aumento das gorduras no sangue


20/01/2012 - 11h29 . Atualizada em 20/01/2012 - 11h33





Marta Rochelle, nutricionista especializada em nutrição esportista e dietética alerta sobre os riscos à saúde provocados pela obesidade
(Foto: Antonio Trivelin/Da Gazeta de Piracicaba )
Um profissional pode acompanhar o seu programa de exercícios físicos
(Foto: Claudio Coradini/Da Gazeta de Piracicaba)




Está acima do peso ideal? É hora de começar a se cuidar, pois além da questão estética, tem as chamadas doenças crônicas degenerativas que começam assim, como: diabetes, obesidade, pressão alta, aumento das gorduras no sangue: colesterol, triglicerídeos e câncer.

'A obesidade consiste no aumento excessivo da quantidade de gordura em relação ao peso corporal total e está comprovadamente associada a elevados riscos para a saúde', reforça Marta Rochelle, nutricionista especializada em nutrição esportista e dietética.

Um dos principais agentes promotores destas doenças é o sedentarismo, ou seja, a falta de atividade física. O que eleva o problema é a má alimentação, como por exemplo, o consumo frequente de fast-foods, que já faz parte do cotidiano das pessoas do mundo moderno. 'Junto a este tipo de alimentação vêm as gorduras hidrogenadas e os carboidratos simples, que são feitos com matéria prima refinada, por exemplo, farinha de trigo e açúcar. Além da falta de fibras, que dá a impressão de menor saciedade', explica Marta.

Para piorar ainda mais a situação, diz Marta, aparece a redução do gasto calórico devido ao aumento exponencial das atividades passivas no lazer como assistir televisão, brincar com jogos eletrônicos e usar a internet.

O primeiro passo para começar a evitar esse quadro nada saudável, é ter consciência de que é necessário transformar o estilo de vida: se alimentar corretamente, fazer atividade física e reduzir o peso. 'Antes de exercitar-se procure um médico especialista para saber o seu estado atual de saúde e para fazer os exames necessários, que devem começar basicamente por um eletrocardiograma e testes, como o ergométrico', orienta a especialista.

Pode ser que outros profissionais sejam necessários nesse processo como é o caso do psicólogo, que vai ajudar no controle dos quadros de ansiedade, depressão, dentre outros problemas ligados à obesidade.

Então feito isso, é hora de procurar um profissional de educação física ou esporte, o qual irá prescrever e acompanhar o seu programa de exercícios físicos.

O profissional final, e parceiro de notável importância nesse contexto, é o nutricionista que irá traçar o seu plano alimentar, pois a dieta será a principal responsável pelo seu emagrecimento ou manutenção de seu peso, de forma individual e personalizada. 'Não deixe para cuidar da sua saúde e forma física amanhã. Comece hoje, você merece!', afirma Marta.
FONTE:  http://www.rac.com.br/saude/noticias/114020/2012/01/20/nutricionista-alerta-sobre-os-riscos-da-obesidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário