José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Entenda a relação entre obesidade e fertilidade feminina

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Entenda a relação entre obesidade e fertilidade feminina

Alimentos embutidos, carnes vermelhas, bolachas recheadas, refrigerantes, chocolates e enlatados de modo geral devem ser evitados

A obesidade pode dificultar a gravidez e afetar a saúde reprodutiva, principalmente nos primeiros estágios da gestação, aumentando as chances de aborto. O excesso de peso também pode gerar dificuldades de fertilização, mesmo em procedimentos de reprodução assistida.

Para o ginecologista Assumpto Iaconelli Júnior, especialista em reprodução humana, deficiência de ferro, ácido fólico e vitamina B12 são mais relevantes do que o excesso de peso, mas uma alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos podem minimizar grande parte dos riscos relacionados à obesidade materna.

Iaconelli chama atenção para a importância de se reduzir drasticamente o consumo de gordura trans e de carne vermelha, aumentando a quantidade de proteína vegetal, fibras e carboidratos de baixo índice glicêmico, além de alimentos à base de leite integral. O excesso de gordura afeta a ovulação por conta da sensibilidade à insulina, do excesso de hormônio masculino e excesso de leptina, que é um hormônio proteico produzido e secretado pelo tecido adiposo, conforme explica o médico.

A condição nutricional feminina tem influência direta também em determinadas doenças que merecem um acompanhamento mais intenso durante a gravidez, como a endometriose e a síndrome dos ovários policísticos.

— O estresse oxidativo é um dos fatores que contribuem para a endometriose. Portanto, é importante que a paciente evite o consumo de alimentos embutidos e carnes vermelhas, substituindo-os por peixes, verduras, legumes e frutas — recomenda.

Bolachas recheadas, refrigerantes, chocolates e enlatados de modo geral devem ser evitados. O ômega 3, encontrado em peixes como salmão, atum, sardinha e bacalhau, é um tipo de ácido graxo essencial que exerce uma ação anti-inflamatória significativa.

Quanto à síndrome dos ovários policísticos, o excesso de peso está presente na maioria das pacientes.

— Nesses casos, a perda entre 5% e 10% do peso corporal normalmente reduz a concentração de insulina, regulariza o ciclo menstrual e a ovulação, além de melhorar a fertilidade da paciente — explica o médico.

Conforme Iaconelli, suplementação contendo vitaminas do complexo B, em alguns casos, contribui para reduzir os riscos de infertilidade por falta de ovulação. O médico destaca que a condição nutricional de cada paciente que está enfrentando dificuldades para engravidar deve ser avaliada individualmente.
BEM-ESTAR 
FONTE: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3632798,Entenda-a-relacao-entre-obesidade-e-fertilidade-feminina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário