José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: :: Especial Saúde :: Alimentação saudável também nas férias escolares

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

:: Especial Saúde :: Alimentação saudável também nas férias escolares


Nutricionista ensina os pais a prepararem lanches deliciosos, nutritivos e divertidos
Publicada em 16/1/2012

Para as crianças, férias é sinônimo de diversão, horários flexíveis e consumo frequente de comidas nada saudáveis, principalmente em praias. Tudo diferente dos costumes habituais. Em casa não é diferente. Em geral, aquelas que moram em apartamentos e cujos pais estão trabalhando no período, tendem a ficar o dia todo em frente à TV, jogando videogame e tomando refrigerantes, comendo pipoca, chocolate e chips para acompanhar a brincadeira. Nesse caso, há ainda o agravante de a criança não estar se exercitando, ao contrário do que acontece durante as férias na praia ou no campo.

Por isso, os pais precisam atentar sim para a alimentação de seus filhos mesmo no período em que eles estão livres das obrigações. Ainda mais pelo fato de as taxas de obesidade infantil estarem crescendo no Brasil. Dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, do IBGE, indicam que, em 20 anos, os casos de obesidade mais do que quadruplicaram entre crianças de 5 a 9 anos, chegando a 16,6% entre os meninos e 11,8% entre as meninas.

Existem diversas maneiras de fazer com que a criança se alimente de forma saudável e sinta prazer em comer frutas, verduras e legumes. “Há vários tipos de lanches diferentes que podem se tornar atrativos e divertidos. Convidar as crianças para a preparação é uma boa sugestão para tira-las de frente da TV e estimular a boa alimentação”, sugere a nutricionista e gerente de produção da Nutricêutica Alimentos Funcionais, Marcella Romanelli.

“Brincar com a imaginação durante o preparo também é uma técnica que funciona muito bem. Cores diferentes de sucos, adicionando couve no de limão, cenoura no de laranja, e utilizando o morango, por seu vermelho intenso, por exemplo, é uma opção atrativa e saudável. Permitir que a criança brinque com as frutas dando nomes e cores nas misturas, é uma maneira lúdica de fazer com que elas ‘tomem gosto’ por esse tipo de alimento”, completa.

Outra dica natural é preparar recheios coloridos para os sanduíches. O recheio laranja pode ser feito batendo-se o requeijão com cenoura crua no liquidificador, o recheio vermelho, com beterraba, o amarelo, com milho, sendo que o sanduíche pode ter duas ou mais camadas tornando-o ainda mais colorido e saudável.

A imaginação ainda pode ir além, na decoração dos pratos. Uma salada pode se tornar um personagem de quadrinhos ou desenho animado, por exemplo. As folhas, rodelas de tomates variados, ervilha e palmito podem se transformar em uma divertida brincadeira de montar carinhas com cabelo, olhos e boca. “Nessa brincadeira toda, ainda é possível adicionar alimentos que vão auxiliar na saúde das crianças, como optar por um achocolatado mais concentrado em cacau, quando elas quiserem um leite para acompanhar o lanche, e utilizar a semente de linhaça e ervas como ingrediente surpresa nos patês e recheios para dar cor”, indica Romanelli.

Os lanches tradicionais também podem se tornar saudáveis, através da substituição de alguns ingredientes. O misto quente pode ser feito com pão integral, ao invés do branco, e com peito de peru, ao invés do presunto e mortadela, pode-se adicionar granola e aveia, ao leite ou iogurte, ao invés cereal de milho e açúcar. Ao invés de queijo mussarela ou cheddar na torrada, deve-se utilizar o queijo ricota, tipo cottage ou polenguinho. Assim, os pequenos passam a gostar desde cedo dos alimentos importantes para seu desenvolvimento, e naturalmente adquirem hábitos saudáveis quando mais velhos. As dicas também são válidas para todo o ano, principalmente no preparo de merendeiras!

C/Assessoria de Imprensa 
FONTE: http://www.jornalaraxa.com.br/noticias/?SESSION=noticias&PAGE=noticia&ID=2487

Nenhum comentário:

Postar um comentário