José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Cuidado: Pesquisa do PCE aborda obesidade infantojuvenil

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cuidado: Pesquisa do PCE aborda obesidade infantojuvenil



Utilizar a disciplina de educação física para promover no estudante o comprometimento com hábitos saudáveis, capacitando os estudantes para se tornarem pessoas preocupadas, desde cedo, com a boa forma e a saúde é o foco do projeto intitulado `A prática esportiva contribuindo para a redução dos índices da obesidade infantojuvenil’.

A pesquisa é desenvolvida por alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof. Djalma da Cunha Batista no bairro Japiim, zona sul de Manaus, e visa prevenir a obesidade infantojuvenil por meio das aulas de Educação Física.

Ainda em fase de execução, a pesquisa faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE), uma ação do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que apoia com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas em escolas públicas.

De acordo com o coordenador da pesquisa, André dos Santos, a ideia do projeto surgiu após perceber o número elevado de adolescentes acima do peso na escola e a boa aceitação da Educação Física pelos alunos.

“Pretendemos mostrar que a Educação Física pode contribuir de maneira positiva para o combate à obesidade infantojuvenil. Sabemos que muitos alunos se alimentam de maneira errada, então buscamos interagir com a Educação Física, que é uma disciplina bem aceita pelos jovens, pois os mesmos associam essa disciplina à diversão”, informou o professor.

Resultados parciais

O projeto, que teve início no segundo semestre de 2011, conta a participação direta de cinco alunos (bolsistas de Iniciação Científica) que, atualmente, participam de seminários, pesquisas e aprendem novos exercícios físicos. De acordo com o professor, no início do ano letivo de 2012 os conhecimentos adquiridos pelos os estudantes serão repassados aos demais colegas de classe, com o objetivo de ajudá-los a criar uma conscientização alimentar. 

Segundo o professor também está sendo trabalhado com os alunos a forma de como eles devem falar com alunos obesos, para que eles não se sintam ofendidos e também para inibir práticas de bullying, como dar apelidos para os colegas acima do peso.

Ainda segundo o professor, por meio dos recursos financeiros recebidos da FAPEAM, a equipe pretende adquirir materiais para auxiliar na redução de peso dos adolescentes como: esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos abdominais.

“Como o projeto trata de comprometimento humano e de qualidade de vida, os resultados estão sendo bastante aguardados e serão apresentados na própria escola, além de outras instituições”, destacou. 

Apoio

De acordo com Santos, a FAPEAM contribui muito para a realização do projeto. Devido ao sucesso desta experiência ele já tem outros projetos em mente para realizar futuramente. “É fundamental o apoio para a realização de pesquisas, ainda mais quando percebemos alunos compromissados com o processo de ensino/aprendizagem”, ressaltou o professor.

Sobre o PCE

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. Ele conta com o apoio das secretarias Estadual (Seduc) e Municipais (Semed Manaus e Itacoatiara) de ensino.

Fonte: Site da FAPEAM 
FONTE: http://www.muraki.org.br/?q=243-conteudo-21722-cuidado-pesquisa-do-pce-aborda-obesidade-infantojuvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário