José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Temporada dos atletas de verão requer responsabilidade e disciplina

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Temporada dos atletas de verão requer responsabilidade e disciplina

Uma boa alimentação para manter o ritmo e fazer alongamentos são fundamentais para evitar lesões durante os exercícios em qualquer estação

Uma boa alimentação para manter o ritmo e fazer alongamentos são fundamentais para evitar lesões durante os exercícios em qualquer estação
Adriel Arvolea

Especialistas do Instituto de Ortopedia (IOT) da Faculdade de Medicina da USP apontam que os esportes de verão, praticados pelas pessoas na praia durante o período mais quente do ano, são responsáveis por um aumento de 20% a 30% no fluxo dos consultórios, devido à falta de preparo físico e de instruções para a prática de esportes.

Natação, surfe, voleibol e frescobol são os mais escolhidos pelos turistas que vão à praia e, por sua vez, são as causas comuns de lesões nos ombros. Aparentemente inofensivas, as recreações de verão podem comprometer as estruturas do ombro, compostas de tendões e ligamentos que estabilizam e movimentam essa região.

“A falta de preparo e o exagero das atividades podem criar processos inflamatórios, degenerativos e, também, lesões mais graves como fraturas e luxações”, alerta Arnaldo Amado Ferreira Neto, chefe do Grupo de Ombro e Cotovelo do IOT-HC-FMUSP. Segundo ele, a prática regular é a melhor maneira de prevenir lesões causadas por esses esportes.

Entretanto, como nem só atletas frequentam as praias, o mínimo a fazer é respeitar o limite do corpo. Fábio Calis é praticante de rugby no time de Rio Claro (Ornitorrincos Rio Claro Rugby), judô e jiu-jítsu. Apesar de serem esportes que exigem força, preparo e contato físico, diz que nunca sofreu nenhum tipo de lesão por falta de preparo ou de orientação de seus professores. Para tanto, mantém uma rotina pautada em cuidados para o seu pleno desempenho, cujos treinos ocorrem todos os dias da semana em horários alternados.

“Tenho uma ótima alimentação e faço alongamentos corretamente, antes e depois dos treinos. Isso é muito importante e, apesar de o alongamento ser uma coisa chata, é imprescindível para meu melhor desempenho e para que não haja lesões por um movimento do qual não esteja acostumado ou devido ao músculo não estar ‘preparado’ para fazê-lo”, reforça.

Consequentemente, ponto positivo para a saúde, ao condicionamento físico e aos resultados alcançados com a prática esportiva. Em sua avaliação, Calis enumera inúmeros benefícios a partir do planejamento e cuidados estabelecidos. “Tenho um bom condicionamento físico, disciplina e respeito dentro e fora do tatame ou do gramado, mais disposição durante o dia, uma boa noite de sono, diminuição para praticamente 0% de doenças, círculo de amizade maior, raciocínio rápido, reflexos mais apurados, entre outros benefícios”, conclui o esportista.

A seguir, confira algumas dicas para evitar lesões físicas, principalmente no membro superior:

- Iniciar a atividade de aquecimento com uma curta sessão de corrida, bicicleta ou caminhada (5-10 min).

- Alongar de 30 a 45 segundos cada grupo muscular da região do ombro e cotovelo, respeitando seus limites articulares.

- Movimentar ativamente as articulações em todas as direções (cinco repetições de cada movimento).

- Simular gestos esportivos, como arremesso, braçada (de duas a quatro repetições, sem impacto ou cargas exageradas).


Sedentarismo

Em contrapartida, orienta-se o acúmulo diário de, pelo menos, 60 minutos de atividades físicas contra o sedentarismo. Jogos, brincadeiras, caminhadas, macroginástica, alongamentos e outras atividades são sugeridas para estimular a prática de exercícios físicos e do esporte. Assistir a televisão e ficar muito tempo em frente ao computador possibilitam o surgimento precoce de doenças crônicas, a exemplo de hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade - situação de muitas crianças e adolescentes envolvidas com esse tipo de atividade sedentária. E quanto mais velha a pessoa fica, menos pratica exercícios. Essa mudança de comportamento acende um alerta: indica que o problema da falta de atividades se agrava a cada geração.

FONTE http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/esporte/esporte/86634-Temporada-dos-atletas-de-verao-requer-responsabilidade-e-disciplina-

Nenhum comentário:

Postar um comentário