José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Botucatu: Núcleo de apoio à saúde da família busca suporte

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Botucatu: Núcleo de apoio à saúde da família busca suporte

A Prefeitura de Botucatu (100 quilômetros de Bauru), através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou oficialmente na tarde desta quinta-feira (12) o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), mais um serviço compreendido pelo programa “Botucatu com mais saúde”. O lançamento realizado na Sala de Teleconferência da Secretaria de Educação foi acompanhado por autoridades públicas e profissionais ligados à área da saúde como José Carlos Perassoli, vice-diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB); Dr. José Carlos Christovan [Bazuka] diretor-presidente da Fundação UNI; e Marcos de Jesus Rodrigues Oyan, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
O Nasf é formado por uma equipe multiprofissional que inclui cinco assistentes sociais, cinco psicólogos, dois nutricionistas, dois educadores físicos, dois fisioterapeutas, dois terapeutas ocupacionais, um médico geriatra, um médico gineco-obstetra, um médico psiquiatra, um médico pediatra, um médico homeopata, cinco farmacêuticos, dois acupunturistas e um psicólogo, Márcio Pinheiro Machado, que atuará na coordenação das ações. “Teremos a missão de fazer articulação com as 19 Unidades de Saúde e demais serviços prestados, com objetivo de diminuir os pedidos de especialistas, reconhecer prioridades, estabelecer metas de atendimento e evitar pedidos desnecessários”, diz Machado.
O trabalho priorizará o atendimento compartilhado e interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, com discussão de casos e situações problema, orientações e atendimento conjunto. “Uma criança que sofre de obesidade, por exemplo, não pode ser avaliada apenas por um médico. Ela tem que ser acompanhada por um nutricionista, um professor de Educação Física ou fisioterapeuta e até mesmo um psicólogo. Tais profissionais não faziam parte da estrutura da Atenção Básica e oferecem maior qualidade no cuidado físico e ental dos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], que terão acesso facilitado a esses serviços”, comenta o secretário municipal de Saúde, Antonio Luiz Caldas Júnior.
Também farão parte das ações do Nasf diversas modalidades de ações transversais em parcerias de outras políticas públicas como Educação, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Assistência Social, Cultura, entre outras. “Estas tarefas serão desenvolvidas de forma articulada com os setores públicos e privados interessados no desenvolvimento de projetos de saúde no território; no apoio a grupos; nos trabalhos educativos e de inclusão social; no enfrentamento de situações de violência e ruptura social, dentre outras”, conclui o secretário de Saúde.
FONTE: http://www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=228333

Nenhum comentário:

Postar um comentário