José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Exercício físico voltado ao combate à obesidade

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exercício físico voltado ao combate à obesidade

Foto de mulher gorda se exercitando
A obesidade, caracterizada pela gordura corporal excessiva, está associada a diversos problemas de saúde.

Ela envolve fatores genéticos, características nutricionais, inatividade física, disfunção endócrina e hipotalâmica e até mesmo por utilização de medicamentos. Mas, na grande maioria das vezes, se dá pela inadequação alimentar e o sedentarismo.

O exercício aumenta o gasto calórico e diminui a perda de tecido magro “músculo”, elevando o metabolismo de repouso e promovendo a perda de peso.

Quando se trata apenas de dieta, perdemos massa magra, o que não é muito satisfatório. A prática regular de atividade física contribui com a distribuição do tecido adiposo e melhora o perfil lipoprotéico, o que favorece a redução da pressão arterial.

E com a prática de atividade física, a pessoa melhora o desempenho aeróbico, o que promove um melhor desempenho no processo oxidativo. Dessa forma, ajuda o organismo a utilizar o lipídio ”gordura” como fonte de energia na contração muscular.

Mas, vá com calma! A prática irregular de exercícios pode lhe causar problemas, portanto, nada melhor que procurar um (a) nutricionista que possa calcular sua dieta em função de sua nova rotina e, claro, um educador físico para lhe prescrever os exercícios recomendados.

Vale ressaltar que não devemos iniciar com atividades de alto impacto, que podem comprometer as articulações, dentre outras estruturas do corpo, uma vez que a pessoa obesa, acima do peso ideal, exige mais do próprio corpo e do organismo.


Fonte: Califa Abud Cury Filho
http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal85/fitness.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário