José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Especialista ensina preparar sucos nutritivos para saúde

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Especialista ensina preparar sucos nutritivos para saúde

Servidores participaram de degustação e palestra; projeto definiu ainda o perfil da alimentação dos servidores por meio de entrevista

“Suco. Fez bem para a saúde, eu tomo”. Foi com essa frase que a técnica de enfermagem Kátia Regina participou da primeira iniciativa da coordenação de Saúde Ocupacional e Nutrição do Hospital Geral do Estado (HGE) de Alagoas, por meio do projeto Verão Mais Saudável, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (16).
O projeto valoriza atividades de qualidade de vida do servidor público, por meio de ações que visam à mudança de hábitos, a exemplo da preparação de sucos saudáveis, degustação e palestra sobre “A importância das vitaminas e minerais na saúde”, proferida pela nutricionista Maria das Graças Cavalcante.
Dentre as variedades de sucos saudáveis, os sucos de melão com couve, de melão com maçã verde, anti-celulite, de laranja com cenoura e couve, de beterraba com maçã e gengibre, de água de coco com pepino, de melancia com gengibre e manjericão, de manga com melancia, além dos refrescos de capim-limão e de abacaxi e beterraba.

“Nós já acompanhamos a alimentação dos servidores do HGE de modo individual. Mas, em dois anos, investigando a obesidade, a pressão e a diabete, identificamos um baixo consumo de frutas. Então, resolvemos ir além do atendimento individual e realizar ações em grupo”, disse a nutricionista.
O projeto realizou ainda, por meio do protocolo de investigação, o perfil da alimentação dos servidores nas últimas 24 horas para detectar o consumo ou não de frutas, de forma líquida ou sólida. A técnica Kátia Regina participou da pesquisa, aprovou o projeto e revelou que vai levar as receitas para casa: “Agora esses sucos vão fazer parte da alimentação também dos meus filhos”, conta.

“A iniciativa é importante para os servidores, pois contribui para a melhoria da alimentação e, consequentemente, da qualidade de vida”, disse o supervisor do HGE, Hélio Lobo, que já havia incorporado os sucos a sua dieta, por meio do atendimento individual.

De acordo com Rosângela Cavalcante, coordenadora da Saúde Ocupacional do HGE, essa é a primeira de muitas ações a serem realizadas em 2012. “Palestras, demonstrações, atividades físicas. São essas as ideias para conquistar a atenção dos servidores para ações em grupo que visam uma vida mais saudável”, explicou a coordenadora que alerta: “A atitude depende da pessoa. As ações têm a proposta de despertar a iniciativa saudável, aumentando o leque de alimentos nutritivos”.

Durante a palestra, a nutricionista Maria das Graças Cavalcante ressaltou sobre a importância das vitaminas e minerais para a saúde, que fazem parte do grupo de alimentos denominados reguladores – responsáveis pela manutenção do corpo e que regulam as funções do organismo como a digestão e a absorção de alimentos, protegendo a pele, a visão e os dentes e ainda aumentam a resistência às infecções.
FONTE: http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/01/16/especialista-ensina-preparar-sucos-nutritivos-para-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário