José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade Infantil

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Obesidade Infantil


“Se as crianças e adolescentes brasileiras não se cuidarem, se tornaram  os gordinhos do século 21″.
Números mostram que os índices de obesidade brasileiros estão se aproximando dos norte-americanos na faixa etária infantil.
Um estudo realizado em uma escola pública do Rio de Janeiro, analisou 260 alunos de 10 a 19 anos  e os resultados mostraram que 15,6 % estavam acima do peso recomendado  para sua faixa etária e 11,7% já poderiam ser considerados obesos, nos Estados Unidos , 17% se enquadram nessa situação.
Segundo uma pesquisa realizada no Canadá, em um congresso de cardiologia  os vasos  sangüíneos de crianças obesas  pode ter a mesma rigidez vista em adultos de meia idade, que sofrem problemas no coração, o que pode levá-las  a ter  problemas cardiovasculares  precoces e  até mesmo a morte prematura.
Este é um problema muito grave que atinge grande parte das crianças, e sendo crianças como podemos imaginar que sejam capazes de  resolver essa situação. Claro que não, longe disso meus caros, são apenas CRIANÇAS lutando contra a saciedade.
Muitas delas comem excessivamente pois foram acostumadas a demasia de alimentos desde sempre, em outros  esse comportamento pode estar associado a ansiedade, dentre diversos outros motivos. Mas infelizmente  na vontade de ajudarmos acabamos tomando decisões inadequadas,  punindo com frases do tipo:  ”Você esta gordo não vai comer  bolo de chocolate nem sorvete até emagrecer”.
Tudo errado! Pense, você conseguiria ficar sem comer arroz e feijão até emagrecer , claro que não. Esta foi uma condição que você adulto impôs a ela, o céu é o limite onde se tem um  armário cheio de guloseimas, claro  que algum ADULTO colocou ali , pois crianças não fazem compras sozinhas.
Nos dias de mais cansaço ao invés da comidinha caseira da mamãe vamos comer pizza, hoje só hoje não tem alface para colocar em seu lanche da escola, então coma um pacote de bolacha doce, ainda acha justo tirar tudo isso , uma vez que todas esses alimentos fazem parte de sua refeição.
Claro que como pais queremos o melhor para nossos filhos, e nunca foi nossa intenção deixar um filho obeso, mas diante das  circunstancias  não percebemos o mau que estávamos causando , pois muito de nós adoramos fast-food, mas os pais são os reflexos dos filhos.
As crianças usam seus pais como referência em tudo,por isso a importância do  que iremos transmitir aos nosso filhos.
É importante que a família  tenha o habito de fazer as refeições a mesa, se não for possível   fazer todas escolha apenas uma, e se encontrar dificuldade em  reunir todos a mesa , que tenha ao menos um  familiar para compartilhar, e que estejam comendo as mesmas coisas.
Evitar comer em frente a tv, quando estamos distraídos comemos demasiadamente sem perceber, tente comer o pote de pipoca o mesmo que come no cinema vendo filme, sem assistir nada, garanto será muito mais difícil.
Além do video game, proporcione ao seu filho um passeio até o parque para que ele se exercite .
Faca uma salada de fruta de sobremesa, e peça ajuda do seu filhote, é importante o contato da criança com o alimento.
Para que a criança crie bons hábitos alimentares e importante a ajuda de toda a família.
FONTE: http://suzana.la/2012/01/obesidade-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário