José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade Infantil

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Obesidade Infantil

obesidade infantilHoje, a obesidade infantil é considerada uma luta séria e generalizada enfrentada por muitas crianças ao redor do mundo. Na verdade, a obesidade infantil se tornou uma epidemia que que afeta quase 1 em cada 5 crianças. Crianças que estão acima do peso estão tem maior risco de sofrer de hipertensão, problemas gastrointestinais, doenças cardíacas e diabetes tipo II. É claro, em cima dessas questões de saúde, crianças obesas podem ainda sofrer com a angústia emocional. Simplesmente ser rotulada como a gorda, as crianças obesas podem facilmente sofrer de depressão,  baixa auto-estima.

Os pais tem influencia sobre a obesidade infantil.

Quando se trata de obesidade infantil, os pais em particular, são obrigados a assumir total responsabilidade por controlar o peso da sua criança. Eles são modelos, e quando têm maus hábitos alimentares e práticas de exercício irregular, os seus filhos herdam os mesmos hábitos pobres. Fatos adicionais a obesidade infantil são: crianças que passam muito tempo assistindo televisão ou jogando video games. Enquanto estiver praticando essas atividades eles têm uma tendência a comer lanches altamente calóricos e bebidas que são carregadas com açúcar.
É evidente que uma pessoa que consome mais calorias do que seu corpo necessita, ao longo do tempo  pode ter problemas com obesidade. Uma dieta composta de açúcar, alimentos processados com um alto teor calórico e baixo teor de nutrientes contribui largamente para o risco de obesidade infantil.

A obesidade infantil pode ser genética.

Além disso, alguns estudos têm mostrado que a obesidade é genética. Uma criança obesa pode ter um pai obeso ou outros irmãos obesos. Estas crianças são mais propensas a ganhar excesso de gordura, devido à sua constituição genética. Mas, claro, predisposição genética não garante a obesidade infantil. Com uma nutrição adequada e fatores de estilo de vida, há pouca razão para uma criança ser obesa.
Esteja consciente de que se uma criança obesa desenvolve diabetes durante a infância, ele ou ela tem mais chances de viver uma vida mais curta em comparação com aquelas sem diabetes. Isto é porque o diabetes é provável que construir insuficiência renal ou doença cardíaca ou outros efeitos associados da diabetes como a cegueira.

Seja sábio, ajude a evitar a obesidade infantil.

Como você pode ver, seria sábio tentar evitar a obesidade infantil. Você pode, seguindo estas recomendações. Procurar um médico antes de fazer qualquer mudança drástica de estilo de vida de uma criança obesa. Comece devagar, estabelecendo metas realistas para o seu filho. Uma maneira simples é começar a reduzir a quantidade de ingestão de açúcar refinado na dieta do seu filho. Incentivá-lo a beber bastante água e praticar exercícios diariamente, ao mesmo tempo proibir lanches entre as refeições. Você pode até ir mais longe, buscando o conselho de um nutricionista que pode ajudar a desenvolver um programa de alimentação adequado para o seu filho.
A obesidade infantil é um problema muito real em nossa sociedade. Mas podemos cuidar e ajudar os jovens de hoje aprendem a viver uma vida mais saudável. Cabe a nós ajudar a incentivar a saúde e a pratica de execicios na juventude de hoje.
FONTE: http://vocecomsaude.net/113/obesidade-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário