José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade abdominal é discutida em palestra no HAAF

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Obesidade abdominal é discutida em palestra no HAAF


Diversos estudos demonstraram que um acúmulo predominante de células gordurosas na região abdominal leva a um aumento de risco de doença cardiovascular e morte prematura; as alterações metabólicas associadas com obesidade abdominal incluem as dislipidemias, resistência à insulina, diabetes de tipo 2 (diabetes do adulto), síndrome metabólica, inflamações e trombose. Esse foi o tema da última palestra realizada no centro de estudos do HAAF. O Cel R/R Percival de Oliveira Lima alertou para o fato de que, quem sofre com a síndrome metabólica tem um risco duas vezes maior de doença cardiovascular comparado com aqueles pacientes sem a mesma.

Nos últimos anos, tornou-se cada vez mais claro que a distribuição de gordura é importante quando considerar os riscos da obesidade. Foi observado através de um grande estudo, no qual foram envolvidos mais de oitenta mil pacientes com doença coronariana, que o risco cardiovascular e metabólico está mais intimamente relacionado com a obesidade "andróide" (obesidade abdominal ou corpo em "forma de maçã") do que com a obesidade "ginóide" (obesidade corporal mais baixa ou corpo "em forma de pêra"). Segundo o estudo, bastaria que se reduzisse a cintura abdominal para 80 cm em mulheres e 90 cm para homens, que se evitariam 42% dos casos de infarto do miocárdio.

Simultaneamente surgiram novos dados, com relação ao vínculo, entre várias alterações metabólicas e a obesidade abdominal, (aquela que fica armazenada dentro da cavidade abdominal, ao redor dos principais órgãos) que nos leva a considerar o tecido adiposo intra abdominal como uma importante “glândula” do organismo.

Em relação às estratégias de tratamento, a perda de peso está associada à redução do tecido gorduroso localizado dentro do abdômen.
Mesmo uma perda de peso de 5 a 10% está associada com a melhora dos fatores de risco cardiometabólicos tais como as taxas de triglicerídios, níveis de HDL - colesterol e resistência à insulina. Uma redução na circunferência da cintura de 9 cm equivale a uma redução de 30% na adiposidade intra-abdominal prejudicial.

O Cel Percival atende todos os dias no ambulatório do HAAF pela manhã pacientes que sofrem com síndrome metabólica e faz um programa de controle através de hábitos, alimentação, atividade física regular e controle comportamental. Se você tem esse problema, entre em contato através dos telefones 3289-6799.

 
FONTE: http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3796

Nenhum comentário:

Postar um comentário