José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Ação contra obesidade será desenvolvida em 2.593 escolas do RN

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ação contra obesidade será desenvolvida em 2.593 escolas do RN


 O Rio Grande do Norte vai receber ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em 2.593 escolas públicas em 149 municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde.
A iniciativa vai envolver alunos com idade entre 5 a 19 anos e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março.
O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência.
As ações do PSE são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde.
O Ministério da Saúde autorizou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 108 milhões referente aos 2.271 municípios que aderiram ao PSE no ano passado. Outros 229 municípios aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro.
Os valores serão liberados em duas etapas: na primeira, o município receberá no início de 2012 os 70% do valor acertado para implementar as ações. Os 30% restantes serão pagos em dezembro de 2012, após prestação de contas das ações em desenvolvimento.
Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Jornal de Fato http://www.girorn.com/?p=12641
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário