José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Comer compulsivamente: conheça os principais sintomas desse transtorno

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comer compulsivamente: conheça os principais sintomas desse transtorno

Segundo Dr. Tarcísio Silva, 40% dos pacientes obesos apresentam sintomas do problema
Fotos: Ilustrativa
O comer compulsivo é caracterizado pela ingestão de uma grande quantidade de comida em curto espaço de tempo. Segundo a psicóloga Bernadete Leão, o transtorno atinge, na maioria das vezes, mulheres que estão saindo da adolescência e entrando na vida adulta. Bernadete explicou também que quem come compulsivamente e sente que não pode parar, nem controlar a quantidade, sente-se constrangido e isso pode levar a indução de vômitos ou uso abusivo de laxantes.

De acordo com a psicóloga, um dos principais motivos que causam o transtorno é a ansiedade e quando a pessoa tenta várias dietas e não alcança o resultado esperado, entrando assim em um ciclo de frustração e compulsão. Bernadete alertou que esse transtorno pode trazer riscos à saúde, causando principalmente obesidade e consequências como pressão alta, colesterol elevado, diabetes e maior risco de infarto e derrame.

Os sintomas mais comuns, descritos pela psicóloga, são: comer muito e mais rápido que o normal, comer até sentir desconforto, comer quando não está com fome, comer sozinho por embaraço devido à quantidade que consome e repulsa por si mesmo ou culpa após comer excessivamente. Esses sintomas se manifestam pelo menos duas vezes por semana.

O endocrinologista e metabologista Tarcísio Silva também falou ao CCO sobre o assunto. Segundo o médico, o chamado Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), é muito comum no consultório do endocrinologista e metabologista. “O TCAP é a principal causa de falha no tratamento para perda de peso, porque o paciente não consegue sozinho o controle dos impulsos para comer”, explicou.

Ainda segundo o médico, cerca de 40% dos pacientes obesos têm algum grau de TCAP. O tratamento ideal envolve psicoterapia associada a medicações: apenas um dos dois (psicologia ou medicação) apresenta menor taxa de sucesso.

“Na grande maioria dos casos não existe cura para o TCAP, apenas controle. Portanto o paciente deve aprender a identificar as situações que desencadeiam a compulsão alimentar e tentar, através da psicoterapia, manter esses impulsos sob controle”, alertou.

Dr Tarcísio disse ainda que o TCAP é mais comum em mulheres, porém muitos homens também sofrem com essa condição e é mais comum em adultos jovens, mas a incidência tem aumentado em crianças e adolescentes. “O TCAP muito severo pode, em algumas pessoas, predispor a outros transtornos alimentares, como bulimia. É importante saber que o TCAP é um transtorno psíquico que muitas vezes vem acompanhado de outros problemas: depressão, pânico, ansiedade, alcoolismo, etc. Daí a importância da avaliação com psicólogo e em alguns casos com o médico psiquiatra”, explicou.
FONTE: http://www.jornalcco.com.br/noticia/870/Comer-compulsivamente--conheca-os-principais-sintomas-desse-transtorno

Nenhum comentário:

Postar um comentário