José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Obesidade infanto-juvenil preocupa Ministério da Saúde

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Obesidade infanto-juvenil preocupa Ministério da Saúde

Produção Internet

Excesso de peso afeta uma em cada três crianças no Brasil. Governo fará campanha de prevenção nas es
(MS, 23/01/2012, às 17:53:27)
Menos arroz e feijão e mais sanduíche e refrigerante no cardápio dá em obesidade infanto-juvenil. Os alimentos rápidos e industrializados são um veneno gorduroso que contaminam uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos e 21,7% dos jovens entre dez e 19 anos de idade. Em 1970, era um problema que afetava apenas 3,7% da população juvenil do País, segundo dados Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para combater o problema, o Ministério da Saúde fará campanha em 50 mil escolas públicas, sendo 3.552 em 131 municípios do Piauí.

A luta contra obesidade fará parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que será realizada em mais de dois mil e quinhentos municípios de 5 a 9 de março. Ao apresentar o objetivo nesta segunda-feira (23/01/12) no programa de rádio Café com a Presidenta, Dilma Rousseff pediu o envolvimento dos pais no controle da alimentação dos filhos para "prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes".

As escolas selecionadas irão implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes. Os pais serão convidados a participar da campanha. Mais de onze milhões de alunos com idade entre 5 e 19 anos serão avaliados e orientados contra os malefícios da obesidade.

O Ministéirio da Saúde autoriou em dezembro de 2011 o repasse de R$ 108 milhões aos municípios que aderiram ao Programa Saúde na Escola (PSE). Desse total, R$ 66,7 milhões serão destinados aos que fazem parte do Mapa da Miséria (um paradoxo, onde há miséria, também há obesidade). O PSE foi implantado em 2007 em parceria com o Ministério da Educação. O objetivo é prevenir a saúde dos educandos de 5 a 19 anos de idade.
FONTE:  http://www.acessepiaui.com.br/brasilia/obesidade-infanto-juvenil-preocupa-minist-rio-da-sa-de/15071.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário