José Carlos de Almeida - Projeto Criança em Movimento Obesidade Infantil em Maracaju: Cedeba amplia projeto para adultos jovens com obesidade

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Cedeba amplia projeto para adultos jovens com obesidade

A modificação de hábitos de vida para o controle da obesidade, incluindo a reeducação alimentar e a prática de atividades físicas, é a base do projeto educacional multidisciplinar que o Núcleo de Obesidade do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vem desenvolvendo com adultos jovens - 18 a 25 anos - O primeiro grupo, com 15 participantes, começou em setembro do ano passado, e encerra suas atividades em maio, quando os resultados serão avaliados, mas um novo grupo esta sendo selecionado para começar no próximo mês.

Com encontros quinzenais, os pacientes do grupo são selecionados do ambulatório de obesidade do Cedeba e por consultas individuais agendadas com médico e nutricionista. O objeto do projeto é estimular a perda de peso com medidas educacionais voltadas para a mudança de estilo de vida, novos hábitos alimentares e aumento da prática de atividade física, sem o uso de medicamentos que promovam a perda de peso.

Trata-se de um trabalho multidisciplinar. Participam da equipe a endocrinologista Thaisa Trujilho, a psicóloga Viviane Ferreira de Souza (coordenadora do grupo) e a nutricionista Lorena Marques Fracalossi, entre outros profissionais convidados, como fonoaudiólogo, fisioterapeuta e educador físico para acompanhamento dos pacientes.

Segundo a médica Thaisa Trujilho, para o Núcelo de Obesidade do Cedeba, coordenado pela endocrinologista Teresa Arruti, projetos educacionais são fundamentais para o trabalho com obesidade, hoje um problema crescente e de saúde pública, já definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como nova síndrome mundial, de alta prevalência em países com economia emergente.

Estudos têm mostrado que hipertensão arterial, doença coronariana, dislipidemia, doenças osteoarticulares, diabetes e alguns tipos de câncer estão relacionados com a obesidade. Alguns dos principais determinantes da obesidade, tais como dieta inadequada e o sedentarismo precisam ser combatidos visando um maior controle do quadro.

A.M.V. MTB 694/Ba
Cedeba/obesos
FONTE: http://www.saude.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3285&catid=1&Itemid=14

Nenhum comentário:

Postar um comentário