Fotos chocantes com pessoas em estágio avançado de doenças sérias para estimular viciados a largar seus hábitos ruins. Não, não estamos falando das fotos de doentes de câncer em embalagens de cigarro. A campanha dessa vez é para os “viciados” em junk food.
A nova campanha do Departamento de Saúde da prefeitura de Nova Iorque contra a obesidade traz como garoto-propaganda um homem diabético que teve a perna amputada em decorrência da doença. Diante da foto, aparecem três copos de refrigerante de tamanho crescente e a frase “As porções cresceram; assim como o diabete tipo 2, que pode levar a amputações”.
Mil pôsteres espalhados pelo metrô novaiorquino mostram essa e outras fotos, como a de uma mulher obesa com dificuldades para subir uma escada e uma outra usando uma espécie de “motinho” para conseguir se locomover. O alvo são, respectivamente, batatas fritas e hambúrgueres, ambos com a frase “As porções cresceram; assim como a obesidade, que pode levar a muitos problemas de saúde”.
O slogan principal da campanha, presente em todos cartazes, é: “Corte suas porções. Corte seu risco”.
Representantes da indústria dos refrigerantes, claro, reclamaram da campanha, afirmando que ela apresenta um “retrato impreciso” do que a bebida faz com o corpo das pessoas. O prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg, rebateu as críticas dizendo: “O que você quer fazer? Quer que as pessoas percam suas pernas? Ou quer mostrar a elas o que acontece para que não percam suas pernas?”
A polêmica está lançada. O que você acha dessa campanha? Assustar as pessoas é eficaz ou a cada vez mais numerosa população obesa dos Estados Unidos vai continuar comendo suas porções “tamanho monstro”? E se algo assim fosse feito no Brasil?


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