Dois programas de tratamento para a obesidade estão sendo disponibilizados pela Universidade Guarulhos gratuitamente. Chamam-se Goam (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar) e Goami (Grupo Obesidade Atendimento Multidisciplinar Infantil).
“Nossa meta é proporcionar qualidade de vida e recuperar a autoestima das pessoas”, diz o psicólogo José Cândido Cheque, idealizador do Goam e Goami.
Para saber se uma pessoa é obesa, precisa-se calcular o índice de massa corpórea. Descobrir o seu IMC é fácil, basta fazer o seu peso dividido pela sua altura ao quadrado. Calculou? Qual foi o resultado? 502 milhões de adultos possuem o IMC acima de 30, e isso quer dizer que são obesos.
No Brasil, metade da população está acima do peso e entre as crianças o número ultrapassa 30%, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde. Os motivos variam:
- Maus hábitos alimentares, que muitas vezes começam na infância
- Sedentarismo, crescente em crianças que têm trocado atividades ao ar livre pelo computador, TV e videogame
- Estresse e correria da vida moderna
- Predisposição genética, responsável por milhares de casos
As doenças relacionadas à obesidade são preocupantes. De acordo com especialistas, as principais consequências são:
- Casos de diabetes
- Problemas cardiovasculares
- Elevação dos níveis de colesterol e triglicérides
No Goam e Goami, profissionais e estudantes de nutrição, psicologia, enfermagem, fisioterapia e educação física estarão trabalhando juntos para que os brasileiros acima do peso possam escolher melhor seus alimentos, aprender técnicas de exercícios físicos e receber acompanhamento psicológico, se necessário. A recompensa é a perda de peso e um estilo de vida saudável.
“Para quem não emagrecer ou se sentir inseguro tem a opção de seguir o tratamento no grupo de manutenção, também gratuito”, explica José Cândido Cheque.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 03 de fevereiro através do telefone (11) 2475-8300 ou enviar um e-mail com nome completo, telefone de contato, peso e altura para o endereço paddac@ung.br.
O único pré-requisito é estar acima do peso e, claro, ter vontade de seguir um estilo de vida saudável!
FONTE: http://www.blogdasaude.com.br/sem-categoria/2012/01/10/tratamento-gratuito-para-obesidade-basta-ter-vontade/

Nenhum comentário:
Postar um comentário